ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Afinal o que Acontece Quando Estalas os Dedos?
Afinal o que Acontece Quando Estalas os Dedos?

É que este é um assunto que, apesar de muita gente não perceber, pode despertar discussões acaloradas! Afinal o que acontece quando estalas os dedos?

É que este é um assunto que, apesar de muita gente não perceber, pode despertar discussões acaloradas!

Eu por exemplo estou sempre a estalar os dedos das mãos.. e se estiver descalço os dos pés também! Já a minha Maria está sempre a mandar-me parar com esta merda e a lançar pragas do género: daqui a meia duzia de anos não consegues mexer os dedos.

Mas um gajo nem faz conscientemente, já está tão enraizado que acontece quase sem darmos por isso. E se tens o hábito de estalar os dedos provavelmente estás cheio de vontade de o fazer só de ler isto, right? Nós percebemos.

Afinal o que acontece quando estalas os dedos:

Muitas pessoas tem o hábito de estalar os dedos, seja para aliviar alguma “tensão” ou simplesmente por mania, sem saber o que acontece no seu corpo. A pensar nisso, o Vox debruçou-se sobre o assunto para esclarecer os dois lados da barricada: as pessoas que se arrepiam sempre que ouvem o som característico e os que adoram a sensação de alívio que estalar os nós dos dedos proporciona.

Entre as articulações, existe um espaço cheio de líquido sinovial que reduz a fricção quando nos movemos, atuando como lubrificante. Dentro do líquido, estão gases: oxigénio, nitrogénio e dióxido de carbono. Ao estalar os dedos, estamos a esticar o espaço entre os ossos: ao fazer isso, criamos pressão negativa. O vácuo chupa o líquido sinovial e produz bolhas: quando elas rebentam, ouve-se o estalido. Quanto mais se estalam as articulações, mais soltas elas ficam. Se quiseres voltar a estalar a mesma articulação, tens de esperar entre 25 a 30 minutos, pois é o tempo que os gases demoram a voltar ao fluido.

E agora a dúvida: podes sofrer de artrite por estalares os dedos? Através da experiência que se segue podemos chegar a uma conclusão. Durante 60 anos, Donald Unger estalou os nós dos dedos da mão esquerda todos os dias. Ao fim desse tempo, comparou-as e verificou que não havia diferenças assinaláveis entre as mãos. Ganhou o IgNobel em 2009 por isso. Os conceituados hospitais de Harvard e o Centro de Artrite John Hopkins já deram a sua opinião sobre o assunto: estalar os nós dos dedos não faz mal à saúde.

[to_like id=”25085″][/to_like]


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades,Saúde