ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Atirador faz 10 MORTOS numa Universidade de Praga
Atirador faz 10 MORTOS numa Universidade de Praga

Num evento trágico que abalou a comunidade de Praga e a República Checa, um atirador invadiu a Universidade Charles em Praga, matando 10 pessoas e ferindo gravemente outras 11.

Num evento trágico que abalou a comunidade de Praga e a República Checa, um atirador invadiu a Universidade Charles em Praga, matando 10 pessoas e ferindo gravemente outras 11.

O ataque ocorreu há pouco, no edifício da Faculdade de Artes, situado na Praça Jan Palach, um local conhecido pela sua vitalidade e frequência de turistas que se dirigem para a Praça da Cidade Velha.

Pouco depois das 15h00 (hora local), a polícia checa confirmou a sua resposta ao tiroteio, reportando mais tarde que o atirador estava morto. As equipas de emergência de Praga, através de uma plataforma social X, relataram que 11 pessoas morreram, incluindo o atirador, e outras 11 ficaram seriamente feridas.

Petr Nedoma, diretor da Galeria Rudolfinum, localizada em frente à praça, testemunhou o ataque, descrevendo um jovem armado a disparar repetidamente em direção à Ponte Manes. Após o tiroteio, o atirador teria largado a arma na rua.

A polícia isolou rapidamente a praça e as áreas adjacentes ao edifício. Testemunhas relataram um cenário de caos, com a presença de várias ambulâncias e carros de polícia, acompanhados pelo som contínuo de sirenes. Uma testemunha disse ao site de notícias iDnes.cz que ouviu os disparos ao sair do elétrico perto da universidade.

Klara, uma estudante evacuada do edifício, partilhou o seu terror ao ser confrontada com a situação, mencionando a presença de polícias armados com submetralhadoras, instruindo-os a correr para fora do edifício.

Um email enviado aos funcionários e alunos da universidade alertava para a presença do atirador em um dos edifícios, aconselhando-os a trancarem-se e a desligarem as luzes.

O incidente levou o Primeiro Ministro Petr Fiala a cancelar a sua viagem ao leste do país, dirigindo-se imediatamente para Praga.

Este ataque vem lembrar outros trágicos incidentes de violência armada na República Checa, embora crimes com armas de fogo sejam relativamente raros no país. Em dezembro de 2019, um atirador matou seis pessoas numa sala de espera de um hospital em Ostrava, e em 2015, outro homem matou oito pessoas num restaurante em Uhersky Brod.

⚠️ UPDATE: Entretanto já subiu para 15 o número de mortos e o de feridos ia em 24.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades