ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Chineses com má pontuação social vão começar a sofrer consequências
Chineses com má pontuação social vão começar a sofrer consequências

Vi isto há pouco tempo num episódio de BLACK MIRROR como uma hipótese sombria para o futuro da humanidade. Na China, já está a acontecer. 

Fonte: ZAP

Vi isto há pouco tempo num episódio de BLACK MIRROR como uma hipótese sombria para o futuro da humanidade. Na China, já está a acontecer.

O regime chinês prepara-se para pôr em prática um novo ranking de crédito social em maio. Os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa serão banidos de aviões e comboios.

O regime de Xi Jinping está a implementar um sistema de crédito social, que passa por atribuir pontuações aos cidadãos chineses com base no dinheiro que têm, no regime criminal na atividade das redes social e noutros dados recolhidos pelo governo através da Internet.

Os cidadãos chineses serão organizados num ranking social, através dessa pontuação, que será determinante na sua vida, nomeadamente em situações como uma entrevista de emprego ou o acesso a lugares de primeira classe em meios de transporte.

Desta forma, explica o Observador, os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa no ranking de crédito social ficarão impedidos de comprar bilhetes de avião e de comboio durante um período que poderá ir até um ano.

O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2020. Contudo, a partir do próximo mês de maio, já estará online com várias funcionalidades ativas.

O Governo chinês já impõe algumas restrições a cidadãos que integrem a chamada “lista negra” relativa ao endividamento. Esta restrição terá também em conta a pontuação do novo ranking.

Na base da construção deste sistema, está o princípio de que “uma vez desonesto, para sempre restringido“, lê-se num dos comunicados, assinado por oito ministros, pelo regulador da aviação e pelo Supremo Tribunal, citado pela Reuters.

Espalhar informações falsas sobre terrorismo, causar problemas em voos ou usar bilhetes fora da validade em comboios são ações que também farão com que a pontuação social diminua.

Isto vai ser assustador. Se juntarmos a inteligência artificial a estes sistemas de controlo da população… o futuro é mesmo negro. O sistema vai limitar os empregos a que podes ter acesso, os bairros onde podes morar, os serviços a que podes aceder… talvez mesmo as pessoas com quem te podes relacionar. Vai condicionar a tua liberdade e ajudar a criar ghettos. A desigualdade será cada vez maior.

Para quem não viu o episódio “Nosedive” do Black Mirror, recomendamos mesmo.


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades