ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Colisão de Comboios na Alemanha Provoca Vários Mortos
Colisão de Comboios na Alemanha Provoca Vários Mortos

São já nove os mortos confirmados numa colisão entre dois comboios de passageiros perto da cidade de Bad Aibling, no estado da Baviera, na Alemanha. Há mais de uma centena de feridos.

São já nove os mortos confirmados numa colisão entre dois comboios de passageiros perto da cidade de Bad Aibling, no estado da Baviera, na Alemanha. Há mais de uma centena de feridos.

Os sobreviventes já foram retirados dos comboios mas há ainda duas pessoas desaparecidas, segundo a informação avançada pela polícia alemã. “Dois comboios chocaram de frente”, disse à Reuters.

“Existem cerca de 100 feridos, muitos deles em estado grave e alguns mortos”, acrescentou. O acidente ocorreu às 6h48 (menos uma hora em Portugal continental). As equipas de socorro estão no local e o acidente, com dois comboios de passageiros, começou já a ser investigado. As causas do acidente estão ainda por apurar, mas as primeiras informações apontam para uma falha do sistema automático de mudança de via – os dois comboios circulariam na mesma linha em sentidos opostos. O choque aconteceu numa curva e um dos comboios acabou por descarrilar.

O ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, visitou o local do acidente e aos jornalistas disse que é preciso perceber exactamente o que provocou a colisão dos dois comboios, explicando que ainda é cedo para saber se foi erro humano ou tecnológico.

As primeiras declarações da polícia apontavam para quatro vítimas mortais mas ao canal reginal Bayerischer Rundfunk as autoridades confirmaram já a morte de nove pessoas, entre as quais estarão os dois maquinistas e ainda dois revisores. Várias pessoas ficaram presas dentro das carruagens mas já foram entretanto retiradas pelas equipas de resgate. Segundo os dados da polícia, citada pela BBC, entre os feridos, 15 pessoas estão em estado crítico e 40 em estado grave.

O acidente aconteceu perto do rio Mangfall, numa zona de mato denso e de difícil acesso, onde habitualmente os comboios circulam a 120 km/hora, escreve a AFP. Mas segundo a polícia, de acordo com a imprensa alemã, no momento da colisão os dois comboios circulavam a uma baixa velocidade. Os feridos graves estão a ser transportados para os hospitais mais próximos de helicóptero. As linhas foram cortadas e o trânsito na zona também não está a circular.

Os comboios envolvidos no acidente pertencem à companhia Meridian, que em comunicado explicou que os dois comboios que seguiam na linha que liga Rosenheim a Holzkirchen chocaram por volta das 06h48h (5h48 em Portugal continental).

“O acidente é um choque enorme para nós. Estamos a fazer tudo o que podemos para ajudar os viajantes, as suas famílias e os trabalhadores”, disse aos jornalistas Bernd Rosenbach, director da Bayerische Oberlandbahn que opera na Meridian.

Na cidade de Rosenheim, não muito longe do local do acidente, os festejos de Carnaval já foram cancelados. Em Munique, que fica a cerca de 60km, e para onde está a ser transportada grande parte das vítimas, os hospitais estão a pedir doações de sangue.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades