ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
É por isto que estamos a ADORAR o Xiaomi Mi 6
É por isto que estamos a ADORAR o Xiaomi Mi 6

Recebemos há dias o topo de gama da Xiaomi e experimentá-lo tem sido fantástico, assim como tem sido acompanhar a evolução desta marca nos últimos tempos. Partilhamos contigo a nossa experiência com ele!

Recebemos há dias o topo de gama da Xiaomi e experimentá-lo tem sido fantástico, assim como tem sido acompanhar a evolução desta marca nos últimos tempos.

Spoiler alert: o Mi 6 não é perfeito. Mas nenhum equipamento o é, cada um terá os seus pontos fortes e pontos fracos e terás de ser tu a encontrar aquele que, feitas as contas, se encaixa melhor nas tuas necessidades e embirrações.

O que o Mi 6 é claramente é uma evolução. É mais um passo no sentido de afirmar a Xiaomi como uma das grandes marcas a nível mundial, começando a apresentar argumentos para competir na liga de Apples e Samsungs de última geração.

A Xiaomi investiu bastante a nível da qualidade de construção deste smartphone de 5,15 polegadas. Para além de ser lindíssimo, com grande preocupação com a simetria e a harmonia dos angulos, o Mi 6 também é significativamente mais robusto do que por exemplo o Mi5s, sobrevivendo com distinção a alguns testes extremos de dobrar, riscar e até chegar fogo ao ecrã.

Claro que não fiz esse tipo de testes e não recomendo que te ponhas com experiências. Esta merda ainda é cara e é para estimar. Mas felizmente há gajos que podem dar-se ao luxo de o fazer, e partilham os resultados. Caso queiras ver o video dessa experiência agressiva de resistência, que mostra a evolução em relação a modelos anteriores, passa aqui.

Infelizmente a Xiaomi ficou atrás da concorrência a nível de impermeabilização do seu topo de gama. Enquanto Apples e Samsungs já aguentam ser completamente mergulhados e ficar até meia hora debaixo de água, o Mi 6 ainda só é resistente a salpicos. Podes andar como ele à chuva, no máximo, mas é bom que o limpes depois. Basicamente aumentaram o nível de isolamento neste modelo, mas ainda não estancaram.

Seguindo as pisadas da Apple, optaram por remover o audio out para jack 3.5mm. Isto não me deixou feliz, mas acaba por ser mais uma questão sentimental do que outra coisa. A verdade é que os phones que uso no telemóvel quando estou a treinar são bluetooth (são estes, recomendo). Ainda assim, juntamente com o telemóvel receberás o adaptador USB type-c para jack 3.5mm, pelo que poderás usar os teus phones old school se assim o desejares.

Por outro lado voltaram a colocar no telemóvel algo que adoro e não existia no Mi5s, que é o emissor de infravermelhos. Isto permite que uses o telemóvel como telecomando para controlar a tv, box, etc. Dá um jeitão mesmo, até para o ar condicionado e cenas assim. Podes controlar tudo com o telemóvel.

A performance da bateria não é muito impressionante e apesar de a capacidade ser ligeiramente superior à do meu Mi5s, 3350mAh contra 3100mAh, e de o processador ser 40% mais eficiente no consumo de bateria, na prática isso não conferiu mais autonomia, ficando ela por ela. Isto deveu-se a um maior consumo por parte do software que vem instalado. Esta é uma questão que pode ser melhorada com actualizações futuras do software mas era importante referir de qualquer forma. Ainda assim deverá dar à vontade para um dia de utilização intensiva. Tipicamente chego ao fim do dia com 30-40% de bateria, com utilização regular/moderada mas tudo ligado (GPS, Bluetooth, Wifi, 2 cartões SIM).

A cam é excelente, mas mais uma vez estava tão bem servido com a cam do Mi5s que não posso dizer que esta tenha vindo mudar a minha vida. O Mi 6 tem um estabilizador de imagem que permite melhores videos, tem dual cam e isso permite fazer um efeito engraçado focando apenas a pessoa em destaque e desfocando o fundo, tem zoom óptico 2x o que em algumas situações pode dar jeito. São vários “extras” que não existiam e ajudam a tornar esta cam superior, no entanto a qualidade de imagem do Mi5s já era fenomenal sem estas “mariquices”, pelo que terás de ver se são importantes para ti.

A performance deste menino é que é uma coisa do outro mundo. Desde o sensor de impressões digitais à velocidade com que ele abre tudo quanto é jogo e aplicação é simplesmente surreal. Parece que abriu mesmo antes de clickares. It’s that fast! Mas também com 6gb de RAM e o brutalíssimo Snapdragon 835 Octa Core 2.45GHz não se esperava outra coisa. Isto é um monstro de potência. Tens no bolso um computador que há meia dúzia de anos seria um sonho ter no desktop.

A nível de GPS o desempenho também foi irrepreensível, rápido a opter o sinal e bastante preciso. Tive oportunidade de andar por aí no país nos últimos dias a testá-lo e portou-se sempre bem, foi muito útil. hehe

Outro pormenor que me deixou feliz neste telemóvel foi a qualidade de som. Finalmente o som é stereo, saindo da parte de cima e da parte de baixo do telemóvel. Assim quando estás a ver um video por exemplo, com o telemóvel na horizontal, a experiência é muito mais imersiva.

Também tiveram um gesto que mostra preocupação crescente com o cliente e que só fica bem à marca: o Mi 6 vem com oferta de capa traseira. Poderás querer usar essa, outra, ou nenhuma, mas é porreiro que ofereçam uma logo com o telemóvel, para não teres de esperar não sei quanto tempo até teres capa, como às vezes acontece quando mandas vir em separado.

Apesar de não ser barato, é notável que a Xiaomi tenha conseguido colocar todas estas features no seu topo de gama mantendo um preço que está à volta de metade do praticado pelas marcas concorrentes. É uma política de preços muito agressiva, e que aos poucos está a conquistar o mundo.

Notas finais

A hipótese de ter um topo de gama com estas características a um preço bastante concorrencial é muito apelativa.

Garantidamente não vais ficar mal servido com o Xiaomi Mi 6 e se queres um telemóvel que vai continuar a ser relevante, funcional e poderoso por uns bons aninhos, este é uma aposta que faz sentido.

Caso o orçamento esteja neste momento um pouco apertado mas precises mesmo de um telemóvel de topo, deixamos-te também a sugestão do Mi5s. Tenho uns bons meses de utilização dessa máquina e só tenho bem a dizer. Agora que o Mi 6 saiu, o Mi5s ficou mais barato, pelo que pode também ser uma decisão racional. Dá uma vista de olhos aqui.

Onde comprar

O Xiaomi Mi 6 está disponível na Gearbest. Normalmente demora uns 10-15 dias úteis a chegar a Portugal. Podes encomendá-lo através deste link, na versão de 64gb ou 128Gb de armazenamento.

Provavelmente por esta altura já sabes disto, mas a Gearbest tem um método de envio maravilhoso que escapa à alfandega para Portugal Continental. Nos produtos que vêm do armazém Chinês, como é o caso, o método que deves escolher é PRIORITY LINE > SPAIN EXPRESS ( esta opção aparece quando estás a fazer o checkout ). É muito simples e tem funcionado bastante bem.

Ir para a Gearbest




MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades,Reviews,Tecnologia