ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
FOTOGRAFIA: 7 Razões para Usares um Tripé
Post Patrocinado
FOTOGRAFIA: 7 Razões para Usares um Tripé

Muitos dos que se interessam por fotografia não lhe dão a devida importância, mas o tripé é um acessório fundamental e há vários fatores a ter em conta na escolha do mais adequado para ti.

Muitos dos que se interessam por fotografia não lhe dão a devida importância, mas o tripé é um acessório fundamental e há vários fatores a ter em conta na escolha do mais adequado para ti.

Deixamos-te aqui uma lista de 7 razões essenciais para usares um tripé. Dicas simples mas que fazem a diferença entre uma foto amadora e um trabalho profissional.

Podes até nem precisar de usar um tripé muitas vezes, mas quando precisas é bom que tenhas um, porque não vai ser fácil arranjar quem to empreste e colocar a máquina em cima de uma pedra não é a melhor opção.

01. Fotos noturnas e pôr-do-sol –  Os tripés são necessários para fotos noturnas e para o pôr-do-sol por um motivo simples: geralmente usamos velocidades de obturador mais baixas, o que pode ocasionar uma foto tremida. Com a utilização do tripé e temporizador/comando no disparo reduz-se dramaticamente a probabilidade tremer a foto.

02. Flexbilidade e independência – Muitos gostam de ter a liberdade de andar a fotografar sozinhos, ou não têm uma equipa disponível para os ajudar. O tripé não serve apenas para segurar a máquina. Podes também usá-lo como suporte para um flash, refletor ou iluminação. É no entanto preciso escolher um tripé que combine robustez com leveza, para ser resistente e fácil de transportar.

03. Fotografia Macro – Há quem pense que o tripé só serve para elevar a máquina, o que apenas seria útil em retrato ou paisagem. No entanto também para a fotografia macro (de detalhes) o tripé pode ser muito útil. A fotografia macro exige muita iluminação, mas quando isso não é possível (ou até quando é) temos que trabalhar com baixas velocidades e tentar manter a o diafragma fechado por causa da profundidade de campo. Para complicar mais a situação, o objeto a ser fotografado está muito perto da lente. O tripé confere a estabilidade necessária para uma boa foto, mas mais uma vez tens de ter um tripé adequado.

04. Fotografia desportiva – na fotografia desportiva é necessário captar o movimento e geralmente com lentes com grandes distâncias focais. O tripé oferece a possibilidade de mover a câmera em movimento panorâmico, seguindo o objeto a ser fotografado mantendo a estabilidade da máquina;

05. Fotografia de Natureza – Fotografar natureza sem tripé é bastante complicado. Além de evitar imagens tremidas, ao fotografar a natureza não dá para ensaiar ou repetir fotos. Existe por isso a possibilidade de esperar horas para conseguir AQUELA foto. Nessa situação, um apoio para a máquina é muito bem vindo;

06.Usar uma Teleobjetiva – De alguma forma está relacionada com as anteriores, mas é um resumo e uma regra simples: segundo alguns fotógrafos, para poder segurar a máquina com uma teleobjetiva sem tripé é necessário usar a velocidade do obturador equivalente ao dobro da distância focal. Se estás a fotografar com uma 300mm, então a velocidade do obturador tem de estar em 1/600. O Photography Blog trabalha com a regra da compatibilidade entre os dois. Se for uma objetiva de 500mm, então a velocidade do obturador deve ficar em 1/500. Esse seria o mínimo para poder segurar a câmera com firmeza. Abaixo disso é necessário o uso do tripé. O equipamento fornece estabilidade e conforto para o uso desse tipo de lente;

07. Explorar a Criatividade – o simples fato de a máquina estar presa ao tripé força-te a explorar a cena a ser fotografada usando a criatividade para definir o melhor enquadramento. Para além disso, alguns tripés permitem que captes ângulos invulgares colocando a câmera a apenas alguns centímetros do chão ou em superfícies irregulares. Os melhores tripés têm também uma opção de “quick release” para que seja fácil colocar e retirar a máquina sem precisares de estar sempre a enroscá-la.

 

Como escolher um tripé

Existem diversos tipos de tripés e monopés a venda em Portugal. Infelizmente os mais baratos não são os melhores nem os mais resistentes. Acima de tudo, um tripé tem que fornecer estabilidade para a tua máquina. Deve ser resistente, robusto, fácil de transportar e trazer diversas opções de ângulos ou suporte para diferentes cabeças, aumentando assim as possibilidades de uso.

Vamos dar dois exemplos de tripés que podes usar: um mais portátil e versátil, outro mais profissional e robusto. Ambos são da Rollei e podem ser adquiridos em myvp.pt.

 

Rollei Monkey Pod

Um tripé pequeno e super versátil, com pernas maleáveis que se adaptam às superfícies mais irregulares. Seja para colocar em cima da mesa ou para levar no bolso, este tripé é um dos maiores amigos que podes ter para conseguir bons videos e fotos, exactamente no ângulo que queres.

Tal como os equipamentos mais profissionais, este pequeno tripé tem duas funções muito úteis:

  • a base da máquina fica assente numa cabeça giratória 360º que permite colocar a máquina em qualquer direção.
  • o mecanismo “quick release” facilita o encaixe rápido da máquina no tripé sem necessidade de enroscar e desenroscar.

Outra vantagem deste equipamento é que é bastante barato, face aos outros mais profissionais e robustos. Está à venda na myvp.pt por 12,99 EUR.

Tripé Alumínio – Rollei C5i

Este é um verdadeiro tripé profissional. Construido em alumínio-magnésio, pesa apenas 1,62 kg, o que é fantástico dado que suporta equipamentos até 8kg e atinge uma altura máxima de 1,59m.

Todos os pormenores podem ser ajustados neste tripé: desde a coluna central, que pode ser invertida para a realização de fotos macro, até ao angulo das pernas, facilmente ajustável.

As pernas têm um mecanismo de abertura progressiva em 4 níveis para que seja fácil regular o tripé para várias alturas sem precisar de andar a comparar as pernas. Extremamente prático!

Uma das pernas desenrosca-se, funcionando como monopod em situações em que isso possa ser necessário.

A cabeça giratória 360 e o mecanismo quick release não podiam faltar num equipamento destes, e para além dessas funcionalidades a cabeça tem dois níveis de bolha para poderes verificar o alinhamento da máquina.

Ideal tanto para estúdio como para fotografia de exterior, este tripé vem com uma bolsa de transporte incluída, que é muito prática.

Este não é propriamente barato mas é um equipamento profissional que dá resposta a qualquer necessidade com uma boa relação qualidade/preço. Está à venda na myvp.pt por 149,99 EUR


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Fotografia,Post Patrocinado

UMA NOTA DE AGRADECIMENTO AOS NOSSOS PARCEIROS E PATROCINADORES pela confiança que depositam em nós, permitindo-nos manter e desenvolver este espaço.

Se tens uma marca, site, página, evento, produto, serviço ou projecto para divulgar e achas que te podemos ajudar, um post patrocinado como este pode ser a melhor forma de começar!

Para saber mais contacta-nos.