ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Isto pode NÃO TER NADA A VER com aquilo
Isto pode NÃO TER NADA A VER com aquilo

Duas variáveis terem correlação não significa que uma cause a outra. Este video ajuda-te a identificar falácias e a não te deixares levar na cantiga.

Lies, damned lies, and statistics

O facto de se conseguir encontrar uma correlação muito forte, ou quase perfeita, entre duas coisas, não quer dizer por si só que estas coisas estejam relacionadas.

Quando se olha apenas para os números para tirar conclusões é fácil começar a concluir coisas que não fazem qualquer tipo de sentido.

Sabias, por exemplo, que há uma correlação de 99,26% entre o número de divórcios no Estado Americano do Maine e o consumo per capita de margarina?

Ou que o investimento em investigação científica tem uma correlação de 99,79% com o número de suicídios por enforcamento?

É difícil encontrar a relação entre esses fatores… porque não há nenhuma! Duas variáveis terem correlação não significa que uma cause a outra, no entanto, é frequente vermos títulos que sugerem o contrário. Este video ajuda-te a identificar essas falácias e não te deixares levar na cantiga.


 


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades