ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Jovens Terroristas Querem Ajuda para Voltar Para Portugal
Jovens Terroristas Querem Ajuda para Voltar Para Portugal

Há portugueses que lutam pelo Estado Islâmico na Síria e querem voltar a Portugal. Contam-se pelos dedos de uma mão e serão raparigas, segundo o MNE.

Há portugueses que lutam pelo Estado Islâmico na Síria e que querem voltar a Portugal.

Contam-se pelos dedos de uma mão e serão raparigas, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete. O regresso destes terroristas será vigiado de perto pelas secretas.

Untitled-1

[to_like id=”30958″]

Ângela, de 19 anos, uma das jihadistas portuguesas a viverem na Síria, não se inclui neste lote de desistentes da jihad, para tristeza do pai: “Infelizmente a minha filha não é uma das jovens que querem regressar. Ela é maior de idade e faz o que quer. A lavagem ao cérebro foi tão grande, que acho que isso está fora de questão”.

Umm, nome adotado pela jovem na Síria, é das poucas jihadistas portuguesas que mantêm um contacto regular com a família, sobretudo com a mãe, que reside na Holanda. É por telefone que a jovem relata o dia a dia de uma noiva do Estado Islâmico. Nas mais recentes conversas, Umm não revelou à família qualquer intenção de voltar para junto do pai, no Alentejo, ou da mãe, em Amesterdão.

Os que querem regressar pedem ajuda às famílias. São estas que contactam as autoridades oficiais. Para o ministro Rui Machete é claro o motivo que terá levado as jovens a demonstrarem vontade em voltar a casa. “Deixaram de se encantar pelo entusiasmo dos noivos ou por um espírito de aventura”, referiu o governante à Rádio Renascença.

São entre 12 a 15 os jihadistas portugueses identificados pelas autoridades. Os jovens não pediram autorização para sair do País e, por isso, não o terão de fazer para voltar.

Ainda assim, no caso de regressarem, ficarão debaixo de olho do SIS – Serviço de Informação e Segurança. “É uma situação que não podemos ignorar. Não podemos deixar que as pessoas voltem sem fiscalização”, explicou Rui Machete. O antigo secretário-geral dos Sistemas de Segurança Interna, Mário Mendes, reforça esta necessidade.

“Os serviços de informações devem permanecer vigilantes, nomeadamente sobre o tipo de contactos que poderão manter”, disse Mário Mendes.

Umm casou-se com Abdu, que já foi Fábio. O jovem partiu de Mem Martins (Sintra) para Londres, onde se tornou jihadista. O casal está na Síria desde agosto. Não são os únicos cuja identidade já foi revelada na comunicação social. A Ângela e Fábio juntam-se Nero, Celso Rodrigues da Costa e o irmão.

[/to_like]


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades