
Quem é Merton? Esta é a pergunta que mais tem mais sido feita na internet nas últimas semanas, especialmente entre os frequentadores do Chatroulette , um novo serviço de chat feito com webcams. Um vídeo em que um certo Merton, de casaco com capuz e óculos de armações grossas improvisa músicas ao piano inspiradas pelos seus interlocutores, tornou-se o mais novo vídeo viral do YouTube : foi visto mais de cinco milhões de vezes, tornou-se o mais votado da história do site e, inevitavelmente, gerou curiosidade sobre a verdadeira identidade do improvisador.
O principal suspeito era o multi-instrumentista Ben Folds, pela semelhança física e por seu estilo debochado ao piano. No último dia 20, o próprio Folds, com óculos e capuz, fez uma “ode a Merton”, improvisando em pleno palco, durante um show na Carolina do Norte (Estados Unidos), para delírio dos fãs presentes e dos usuários que, de suas casas, coestrelaram com ele a apresentação.
No Chatroulette – criado por um jovem de Moscovo em 2009 – uma pessoa se conecta e, através de sua webcam, pode conversar com outra de qualquer canto do planeta, aleatoriamente. Há, claro, quem se aproveite da ferramenta para apelar – por isso, o site é proibido para menores de 16 anos e uma de suas regras diz que os participantes devem “manter-se vestidos”. Nele, um brasileiro, por exemplo, pode conversar com uma chilena e logo em seguida, bater papo com um tunisiano. Merton, que afirma ter conhecido o Chatroulette apenas no início de março, também faz isso, só que munido de um piano, uma boa dose de sarcasmo e uma rapidez de raciocínio que (quase) invariavelmente arrancam sorrisos de quem está do outro lado da câmera.
Merton compondo diante de três meninas / reprodução Merton, o pianista improvisador do Chatroulette, vira febre na internet
Em seu show, Folds utilizou a mesma técnica de composição espontânea de Merton: depois de observar rapidamente a pessoa na outra câmera, inventa versos sobre suas características e reações diante da música. O primeiro vídeo do improvisador encapuzado foi postado há poucas semanas, mas teve que ser editado a pedido do YouTube para não quebrar as regras do site – basicamente, xingamentos de pessoas que não levaram na esportiva as descrições musicadas do rapaz. “Para registro, o vídeo original foi visto 4.238.658 vezes. Até o momento de sua ‘morte’, foi o vídeo mais ranqueado no YouTube em todos os tempos. Sem brincadeira”, vangloriou-se Merton, ao apresentar a segunda versão de seu vídeo, postado há apenas seis dias, mas que já se aproxima dos dois milhões de pageviews.
No último sábado, ele apresentou a segunda de sua série de “improvisações ao piano com estranhos aleatórios” . Para alguns deles, Merton pede um tema e acaba criando músicas sobre “dinossauros púrpuras voadores” ou “Bill Clinton fazendo sexo oral”. “O Chatroulette foi uma boa oportunidade para mim. Toco piano mas não fico à vontade me apresentando para um monte de gente. Prefiro uma experiência mais íntima”, contou o improvisador ao site Mashable, na última terça-feira, na primeira entrevista que concedeu – através de sua webcam, mas dessa vez via Skype. O problema é que, após a entrevista de 15 minutos, a repórter do Mashable passou a ter quase certeza de que Merton NÃO é Ben Folds.
E assim, do nada, nasce mais um mito da internet. Que já tem seus discípulos!





(55 votos | media: 4,84 em 5)








adaz (122)










16 de Abril, 2010 às 12:57
Brilhante.
16 de Abril, 2010 às 13:04
Já tinha visto este gajo, de facto é mesmo brutal ahahah
16 de Abril, 2010 às 13:20
Ah, estava a ver que isto nao vinha aqui parar! xD
Uma vez já me tinha calhado este artista no CR, mas como nao sabia o hino do Benfica, kickei-o. +.+ LOL
Merton: o CR9 do CRt, que tbm tecla com(o) o resto do mundo, mas num teclado diferente! xD
16 de Abril, 2010 às 14:13
loved it
16 de Abril, 2010 às 14:14
A mim nunca me apareceu um destes… Fenomenal!
16 de Abril, 2010 às 15:39
brutal!!!
16 de Abril, 2010 às 16:03
alguem me sabe dizer como posso ter aceso á quele programa? ou saitem?
se alguem souber deixe qui o link sff
16 de Abril, 2010 às 16:32
chatroulette.com ou chatrt.com
Publicidade gratuita Mike! a partir de hoje o CR vai overloadar de tugaas x’D
16 de Abril, 2010 às 17:47
Demais, já tinha visto mas era o de um gordo a dançar na web ao ritmo do “i believe em knockles you sexy thing xD”
16 de Abril, 2010 às 18:05
pesquisem tb chatroulette eye vagina e lindo
17 de Abril, 2010 às 1:20
o melhor de todos : what’s uuuupp BAHAHAHAHAHA LOOOL
17 de Abril, 2010 às 17:32
Já tinha visto.. só tenho pena de nunca o ter encontrado no chatroulette x.x
4 de Agosto, 2010 às 1:51
Qual o nome da musica que ele toca quando faz uma de “disco pedido”? no primeiro filme…..