ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Islândia já PRENDEU 26 Banqueiros Responsáveis pela Crise de 2008
Islândia já PRENDEU 26 Banqueiros Responsáveis pela Crise de 2008

Na Islandia não se brinca: o número de banqueiros responsabilizados pela crise já vai em 26.

Dois tribunais da Islândia anunciaram a condenação a penas de prisão de mais cinco altos dirigentes de Bancos do país, considerados culpados pela crise financeira de 2008. O número de banqueiros responsabilizados já vai em 26.

A Islândia parece ter encontrado uma melhor solução para a crise do que esmagar o seu povo com medidas de austeridade: estão a julgar e condenar pesadamente os banqueiros e políticos responsáveis pela crise de 2008, que em Portugal ainda estamos a sentir na pele.

O Tribunal Supremo da Islândia e o Tribunal de Distrito de Reiquejavique condenaram a penas de prisão três altos dirigentes do Banco Nacional Islandês, o Landsbankinn, e dois administradores do Banco Kaupþing, avança a Iceland Magazine.

Untitled-3

Em causa estão crimes financeiros cometidos nas vésperas do colapso económico de 2008. Com as cinco condenações referidas, são já 26 os banqueiros e financeiros condenados a prisão por delitos relacionados com a crise, num tempo aglomerado de prisão de 74 anos.

De acordo com a referida publicação, 11 ex-banqueiros foram condenados a penas de prisão de 4 anos ou mais. E há também outros banqueiros e investidores à espera de sentença.

Em 2012, já tinha sido condenado a 2 anos de prisão o ex-Secretário do Ministro das Finanças da Islândia, Baldur Guolaugsson, por abuso de informação.

Untitled-1371

* Recuperação da Islândia: É o que acontece quando se prende os banquerios em vez de esmagar o povo (com austeridade).


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Economia,Política,Sociedade