ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Ministra Francesa Pede que Parem de Comer Nutella
Ministra Francesa Pede que Parem de Comer Nutella

A ministra francesa do Ambiente e Energia, Ségolène Royal, apelou ontem que as pessoas parem de consumir "Nutella", o creme de barrar da Ferrero.

A ministra francesa do Ambiente e Energia, Ségolène Royal, apelou ontem que as pessoas parem de consumir “Nutella”, o creme de barrar da Ferrero. Os italianos não gostaram!

Numa entrevista ao Canal +, a dirigente francesa disse que o uso de óleo de palma no fabrico da Nutella está a contribui para a desflorestação nos países onde é produzido. “É preciso voltar a plantar muitas árvores porque está a acontecer uma enorme desflorestação, que também contribui para o aquecimento global”, disse.

Pelo que, acrescenta Ségolène Royal, “devíamos parar de comer Nutella, por exemplo, porque é feita com óleo de palma”. A ministra adiantou mesmo que este creme, muito apreciado nos famosos crepes franceses, entre outras iguarias, deveria ser feito com ingredientes alternativos. É que, segundo justifica, nos países onde se produz o óleo de palma, as árvores estão a ser substituídas por palmeiras para produzir o óleo.

nutella
As reações foram imediatas. O ministro italiano da Agricultura, Michele Anzaldi, exigiu, através do Twitter, que Ségolène Royal pedisse desculpas.

Enquanto isso, a empresa italiana Ferrero garantiu que o óleo de palma utilizado é produzido de acordo com uma série de normas internacionais que visam a proteção do ambiente, Aliás, no seu site é possível ler que o grupo Ferrero está atualmente a obter óleo da fruta de palma da Malásia, Papua-Nova Guiné e Brasil.

“Visto que a Ferrero atribui uma grande importância à rastreabilidade desta matéria-prima, o grupo é um membro ativo do “Roundtable for Sustainable Palm Oil” desde 2005. A RSPO é uma associação composta por várias partes interessadas que foi criada em 2004, para o desenvolvimento e utilização sustentáveis do óleo de palma”, diz.

Vê também: Eles Experimentam Nutella pela Primeira vez na Vida

Mais adiante, refere ainda que “até ao final de 2014, os produtos Ferrero são produzidos com óleo de palma segregado 100% rastreável certificado pelo RSPO, quase um ano antes da nossa programação inicial. Segregado significa que o óleo de palma é totalmente rastreável desde as plantações originais até à linha de produção.

E já agora, de acordo com a Ferrero, da composição de Nutella fazem parte açúcar, gordura de palma, avelãs (13%), cacau magro (7,4%), leite desnatado em pó (6,6%), soro lácteo em pó, emulsionantes: lecitinas (soja), vainilina.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Natureza,Política