ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
O video que eles não querem que tu vejas
O video que eles não querem que tu vejas

O eurodeputado português Miguel Portas fala em Bruxelas CONTRA aumento do salário e despesas com deputados. Mas eles não querem que oiças estas palavras. Não vão falar disto nas notícias. Se não fores tu a divulgar, não se saberá.

O eurodeputado português Miguel Portas fala em Bruxelas CONTRA aumento do salário e despesas com deputados. Mas eles não querem que oiças estas palavras. Não vão falar disto nas notícias. Se não fores tu a divulgar, não se saberá.

Actualização! Que coincidência terrível. No dia em que publicámos este post, o Eurodeputado do video (Miguel Portas), morreu, aos 53 anos. Os nossos sentimentos.

miguel portasEconomista, durante vários anos jornalista, foi, ainda antes do 25 de Abril de 1974, militante e depois dirigente da União de Estudantes Comunistas. Já em adulto foi militante do PCP, de onde sai em 1991.

Miguel Portas integrou então, desde 1989, a Terceira Via, grupo de militantes comunistas que se opunham à direcção e onde pontificavam figuras como Joaquim Pina Moura e Barros Moura. Após o golpe de Estado na União Soviética a 20 de Agosto de 1991, a maioria dos elementos que integravam a Terceira Via rompe e abandona o PCP, entre eles Miguel Portas, em protesto com o apoio que a direcção do partido deu aos golpistas. Neste processo seriam expulsos do PCP figuras como Barros Moura, Raimundo Narciso, Mário Lino, tendo José Luís Judas abandonado o PCP para evitar a expulsão e preservar a CTGP de que era dirigente.

Miguel Portas pertence durante os anos 90 ao grupo Plataforma de Esquerda, que integraria o MDP/CDE, partido que então muda para o nome Política XXI e que virá a integrar a formação do Bloco de Esquerda (BE).

Miguel Portas cumpria actualmente o segundo mandato como eurodeputado pelo BE. Foi eleito pela primeira vez nas europeias de 2004. Tinha sido cabeça de lista já em 1999, nas primeiras eleições em que o movimento foi a votos, mas não conseguira qualquer eurodeputado.

Miguel de Sacadura Cabral Portas nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1958. É filho do arquitecto Nuno Portas e da economista Helena Sacadura Cabral e é irmão de Paulo Portas e de Catarina Portas.

Durante a sua carreira de jornalista, foi director da revista cultural Contraste e depois redactor e editor internacional do semanário Expresso. Dirigiu ainda o semanário Já e foi repórter da revista Vida Mundial, além de cronista no Diário de Notícias e no semanário Sol. Actualmente tinha ainda uma crónica semanal na Antena 1.

É autor dos livros: E o resto é paisagem, Líbano, entre guerras, política e religião e Périplo .

Miguel Portas tinha sido operado a um cancro no pulmão em 2010.


PARTILHA ESTE POST