ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
ULTIMA HORA: Revolução a decorrer na Turquia. Militares Revoltam-se Contra Presidente
ULTIMA HORA: Revolução a decorrer na Turquia. Militares Revoltam-se Contra Presidente

Depois dos atentados de ontem em Nice, França, a noite começou novamente com ebulição social, desta vez ,na Turquia, onde os militares estão a fazer um golpe de Estado.

Depois dos atentados de ontem em Nice, França, a noite começou novamente com ebulição social, desta vez ,na Turquia, onde os militares estão a fazer um golpe de Estado.

Militares tomaram as principais pontes em Ancara. Aviões sobrevoaram a cidade e helicópteros, segundo relatos que nos vão chegando, dispararam do ar. As redes sociais foram fechadas, a televisão estatal foi tomada por militares e anunciado um golpe de Estado.

Em resposta, o primeiro-ministro e o presidente turco prometeram “mão dura” sobre os golpista.

Nas ruas viveram-se momentos de tensão. As caixas multibanco estão a ser completamente ‘esvaziadas’. As bombas de gasolina sofreram uma enchente. Agora, nos últimos instantes, há relatos de pessoas na rua em festa e outros que dão conta de feridos.

A televisão estatal deverá ter sido alvo de uma forte explosão durante o golpe de Estado que está a decorrer na Turquia.

Para além da explosão, há relatos de um tiroteio no aeroporto de Istambul e de um helicóptero militar que terá atacado a sede da polícia em Ancara.

Já o parlamento turco, tal como inicialmente o aeroporto de Ataturk, está cercado por tanques militares.

Em comunicado lido na televisão turca TRT, o exército turco assegura que o país será governado por uma denominado “conselho de paz do país” para dar “a todos os cidadãos, todos os direito e estabelecer a ordem constitucional”.

Untitled-2

Sob as ordens de Erdogan, “todas as instituições do estado começam a ser desenhadas com propósito ideológico e o império da Lei secular foi, de facto, eliminado”, prossegue o comunicado.

O exército turco ordenou a todas as emissoras que emitissem a mesma informação, na qual afirma que “o poder político perdeu a sua legitimidade e foi derrubado e (os seus responsáveis) serão processados”.

Ainda não se sabe se o golpe vai ter sucesso, está tudo a decorrer neste momento. Podem ir acompanhando novidades, por exemplo, na Reuters ou nos live updates da CNN.

⚠️ UPDATES ⚠️

O Governo Turco parece estar aconseguir controlar o golpe de Estado. Usando populares como escudos humanos, o presidente mandou a população para as ruas para travar o Golpe de Estado.

Está cada vez mais difícil para os militares revoltosos fazer vingar a revolução que pretendem. Neste momento, parece que isso implicaria atacar bastantes civis.

A oposição (política) ao presidente também está a condenar este golpe de estado. Basicamente os militares estão sozinhos neste momento.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Política