ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
ANET A8: Estou a ADORAR ter uma IMPRESSORA 3D
ANET A8: Estou a ADORAR ter uma IMPRESSORA 3D

Há tempos que queria uma impressora 3D, mas os preços asssutavam! Tipo 700-800 eur. Quando vi esta, por menos de 200 euros, não consegui resistir.

Há tempos que queria uma impressora 3D, mas os preços asssutavam! Tipo 700-800 eur. Quando vi esta, por menos de 200 euros, não consegui resistir.

Tinha muitas dúvidas, nunca tinha usado um equipamento deste género, e não é de todo a minha área. No entanto já ficou claro para mim há bastante tempo que isto é o futuro e não queria ficar de fora.

Queria pelo menos ter uma noção básica de como tudo isto funciona e ser capaz de imprimir as minhas peças, mesmo que não fosse com uma qualidade profissional. Mandei vir uma Anet A8, e está a ser uma experiência muito interessante.

Até a minha avó, que tem 80 anos, ficou fascinada com a impressora! Se para nós é lindo que isto já seja possível, imagina para alguém que nasceu em 1936. Mind blown!!! É uma sensação fantástica poder mostrar-lhe estas “maravilhas modernas”. Fico a imaginar o tipo de coisa que os meus netos me mostrarão.

Quando recebi a impressora, há cerca de 3 semanas, partilhei uma foto no Facebook e fui respondendo a algumas questões sobre ela. Esse é talvez o melhor ponto de partida para este post, uma vez que fornece uma lista de questões que podem ser partilhadas, quem sabe também por ti.

Porquê ter uma impressora 3D?

Eu não procurei propriamente uma justificação. Há malta que gosta de comprar consolas e jogar… eu acho mais piada a “criar cenas”. Gosto de brincar com Arduinos e Raspberries e afins, e a impressora 3D torna-se um extra muito valioso, uma vez que pode ser usada para contruir prototipos, caixas para circuitos, etc. Eleva as experiências para todo um novo patamar de possiblidades.

Não será muito util para já para o dia a dia da maior parte das pessoas. A verdadeira utilidade disto está no prazer de ser um “maker”, seja na área da eletrónica, no modelismo, ou para quem gosta de explorar novas tecnologias.

As peças impressas são resistentes? Onde se arranja filamento?

Dá para fazer a peça com várias densidades. Quanto mais plástico gastares mais resistente fica. Se fizeres a peça mesmo SOLIDA, fica com uma resistencia enorme.

E também há vários materiais que podes usar, sendo que os mais comuns são o PLA e ABS. O meu primeiro rolo de filamento veio da Gearbest e custou à volta de 30 Eur. Tem 1kg de plástico, dá para imprimir muita coisa.

Depois encontrei uma loja excelente aqui em Portugal ( create 3d filaments ), especializada em filamentos para impressoras 3D e mandei vir mais 3 rolos. Fica ainda mais barato mandar vir desta loja do que da China e chega em 24-48h a casa por transportadora. Para além disso, a loja tem alguns materiais exóticos que não se encontram facialmente noutros lados, como o plástico flexível, luminescente ou com textura a imitar madeira.

NA FOTO: Filamento com textura de madeira, da Create 3D Filaments. É espetacular!

O Poder da Comunidade


Estes dois comentários servem para ilustrar aquilo que é talvez a MELHOR coisa da impressão 3D para mim: a comunidade.

Das melhores comunidades do momento. Toda a malta se quer MESMO ajudar mutuamente, arranjar melhores soluções, partilhá-las com os outros. This is what the internet should be about.

Após ter recebido estas sugestões do Nuno e do Romeu apliquei ambas e a qualidade da impressão melhorou imenso: laca extra forte do continente para fixar as peças e uma base de vidro cortada à medida da “cama” de impressão foram detalhes preciosos que fizeram toda a diferença.

Esta foi uma das minhas primeiras impressões de teste com o vidro! Se olhares com atenção para a estrutura da impressora vais ver algumas peças vermelhas. Essas já são melhorias ao modelo original da Anet A8, e foram feitas por ela própria. Isto é lindo hehhe.

É fácil usar? Que programas se usa? Onde Comprar?

Podes usar no Mac =) Há programas (grátis) para windows, mac e linux. A própria impressora já vem com uma pen que traz todo o software necessário para começares a trabalhar.

Não é tão fácil de usar como uma impressora normal.. ou seja, tens de aprender a trabalhar com ela, não é só chegar lá, ligar e carregar em imprimir.

Mas se gostas de criar cenas e tens interesse por impressão 3D recomendo-te mesmo esta para começar. Aprendes muito sobre como isto funciona só enquanto a estás a preparar. 5 estrelas.

Se não gostas de montar coisas, não mandes vir esta impressora. Aprendi muito com o simples processo de colocar as peças no sítio. É algo demorado e que convem fazer com calma para perceber exactamente para que serve cada peça. Só assim se tem um verdadeiro entendimento da impressão 3D e se pode comunicar de forma eficaz com outros membros da comunidade, seja para pedir ajuda ou para trocar experiências. E além do mais, se não gostas de montar coisas… para que raio queres uma impressora 3D?

A encomenda também é simples, através da gearbest ( link ). Manda vir por “PRIORITY LINE > SPAIN EXPRESS” para escapar à alfandega. Normalmente em 10-15 dias está cá.

 

Quem costuma acompanhar as “stories” do Ainanas no Instagram (@ainanasdotcom) provavelmente já reparou que tenho andado entretido! hehehe

Só podemos mesmo recomendar!!! AWESOME

Interessa-te?
Manda vir a tua impressora 3D aqui!




MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews,Tecnologia