ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
TBEE: Fomos Descobrir uma TV BOX portuguesa
TBEE: Fomos Descobrir uma TV BOX portuguesa

Tivemos oportunidade de testar a TBEE, uma TV BOX portuguesa! Ela promete algumas inovações, mas como é que se comporta face à concorrência? Fomos descobrir.

Tivemos oportunidade de testar a TBEE, uma TV BOX portuguesa! Ela promete algumas inovações, mas como é que se comporta face à concorrência? Fomos descobrir.

Usámos como referência para comparação uma box que testámos recentemente, a Sunvell Tz95 Plus.

O que vem na caixa?

Sunvell T95Z Plus lado-a-lado para comparação de tamanho. A TBEE é cerca de 2,5 vezes maior.

Pontos a Favor

O design é bonito, a embalagem tem bom aspeto e tudo no produto é muito apelativo.

A box é portuguesa. Isto significa, para além de todas as garantias associadas ao Direito do Consumidor em Portugal, terás um acesso mais próximo à equipa responsável pelo desenvolvimento e comercialização do produto. Podes até telefonar-lhes caso tenhas algum problema ou questão. ( 253 082 912 ou 913 852 774 ).

Construída em cima do já famoso Kodi, a box tem todas as funcionalidades que se espera num media center. A Sunvell também já vem com o Kodi instalado.

A box já vem com um comando do tipo “air mouse”, com teclado incorporado, coisas que outras como por exemplo a Sunvell não trazem. Funciona bastante bem e dá muito jeito.

O DLNA permite facilmente ver filmes/fotografias de telemóveis Android na TV. A Sunvell também o faz.

Apesar de a utilidade ser ainda um pouco limitada, pela nossa experiência os comandos de voz funcionaram bastante bem e a box reconheceu de facto o que estavamos a dizer, em português. Isto é algo que mais nenhuma box que tenhamos testado faz.

A box tem cam frontal e microfone, o que significa que a podes usar por exemplo para apps de videochamada na tv. Um ponto diferenciador face à grande maioria das boxes mais baratas.

O controlo por gestos é algo de mágico. Podes literalmente apontar para a app que queres abrir e o cursor vai para lá. Ainda não funciona na perfeição mas mostra um caminho interessante de desenvolvimento para o futuro. Por enquanto ainda me senti um pouco retardado a fazer gestos para a tv, e demora muito mais tempo do que usando o comando porque ela não reconhece imediatamente os gestos e não é muito precisa a interpretá-los.

Exite uma ligação HDMI-IN na box que pode ser usada para ligar a box da NOS/MEO/VODAFONE à TBEE. Assim a Tbee passa a ser o centro da experiência multimedia e TV. Caso tenhas poucas portas HDMI disponíveis na TV, isto pode ser um ponto a favor.

Duas ligações USB permitem ligar à box também, por exemplo, um disco externo e um game pad, para diversão acrescida.

A ligação à rede pode ser feita por Wifi ou com cabo Rj45, tal como na Sunvell.

Pontos Contra

O preço é elevado. A TBEE é significativamente mais cara do que as boxes que já testámos, como por exemplo a Sunvell T95Z Plus. Enquanto a Sunvell custa à volta de 50 euros, a TBEE vai para os 179 EUR. Fatores como a cam e o comando que vem incluído ajudam a explicar a diferença de preços mas ainda assim parece-nos demasiado cara face à concorrência.

A cam frontal mexe-me com os nervos. Este ponto é muito pessoal mas stressa-me um bocado ter a cam frontal da box constantemente a observar-me. Não é muito confortável para pessoas paranoicas. Podes sempre colar-lhe um autocolante em cima, no entanto a cam é necessária caso queiras usar o controlo por gestos, o reconhecimento facial ou aplicações que o exijam (ex: videochamada ).

Os menus não são muito intuitivos. A menos que uses o modo air mouse, onde podes “apontar” diretamente com o comando para a tv, a navegação pode ser frustrante. Foi usado um modelo hexagonal para os menus, inspirado no design da própria box. Isto é muito bonito à partida mas significa que às vezes carregar na seta para baixo no comando vai fazer o cursor andar para a esquerda no ecrã.

Falta manual de instruções. A box tem funcionalidades pouco usuais, como o controlo por gestos ou por voz, mas estas vêm mal documentadas. Não é fácil descobrires exactamente QUE GESTOS é que vão funcionar na box, ou que comandos de voz podes utilizar. Esperamos que em lotes futuros da box incluam um manual de instruções.

Onde comprar?

Caso estejas interessado nesta box poderás encomendá-la diretamente através do site da marca e usar o código ainanas10 para ter um preço especial.

Podes encomendar a Sunvell TZ95 Plus usada como comparação no site da Gearbest.

 

Ir para o site da TBEE




MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews,Tecnologia