ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu 
Coloque o seu anúncio no Ainanas. Contacte-nos para saber como.
Cuidado: Virus usa Imagem da Polícia para te Roubar!
Cuidado: Virus usa Imagem da Polícia para te Roubar!

ATENÇÃO: Anda aí mais um vírus que basicamente bloqueia o PC com uma mensagem em nome da PSP a pedir o pagamento de uma multa de 100€. Isto é um esquema para sacar dinheiro, não tem qualquer fundamento!

ATENÇÃO: Anda aí mais um vírus que basicamente bloqueia o PC com uma mensagem em nome da PSP a pedir o pagamento de uma multa de 100€. Isto é um esquema para sacar dinheiro, não tem qualquer fundamento!

Passamos a dar-te mais informação sobre o virus e como o remover.

virus psp como remover

Este virus tem como caracteristicas bloquear o computador com uma imagem da PSP alegando que a pessoa violou alguma lei e que por essa mesma razão o computador tinha sido bloqueado e so poderia ser desbloqueado apos o pagamento de uma multa de 100 euros pelo ucash/payshop/whatever.

Esta informação foi-nos enviada pelo David Canelas, que foi atacado por este virus e quis partilhar a forma de resolver o problema para ajudar outros leitores do ainanas que com ele deparem.

Boa atitude, David! Obrigado.

“Eu com isto quero apenas ajudar pessoas que estao a ter este problema tal como eu o tive e escolhi o ainanas porque sempre fui seguidor e bastante pessoal o visita diariamente.” – David Canelas





  • Ricardo Abrantes

    ;)

  • Ricardo Abrantes

    Acabou de me acontecer este valente susto! Mas agora o virus está mais avançado!

    Tive que seguir estes passos:

    Pressione e segure a tecla F8 enquanto o computador reinicia. Deve pressionar a tecla F8 antes de o logotipo de arranque do Windows aparecer.Nota: Em alguns computadores, se pressionar e segurar a tecla enquanto o computador está a reiniciar pode receber uma mensagem e avisos sonores de erro. Se isso ocorrer, em vez de pressionar e segurar a tecla “F8“, toque na tecla “F8” continuamente até chegar ao ecrã de opções avançadas de inicialização.

    No ecrã de opções avançadas de inicialização, use as teclas de direção para selecionar o Modo de Segurança com Linha de Comando, e então pressione a tecla ENTER.

    Na linha de comando escreva cd restore e prima a tecla ENTER. De seguida escreva o comando rstrui.exe e prima a tecla ENTER.

    A janela do Restauro do Sistema irá aparecer e necessita de selecionar um ponto de restauro anterior à infeção. Clicar em seguinte para que se inicie o restauro do sistema para o ponto escolhido.

    E o pc desbloqueou!

    Façam uma limpeza depois ao pc!

    Abraço

  • Filipe

    Há uma nova versão do “virus da PSP” realmente lixada. O texto é um pouco diferente do apresentado acima, a sintaxe foi corrigida para português de portugal e tem um teclado numérico para se inserir um código que alegadamente desbloqueia o computador depois de paga a “multa”. Duvido que funcione, mas acrescenta um pouco mais de credibilidade à história.

    Como Técnico de Informática também pensei que estas cenas só aconteciam a utilizadores descuidados e que clicam em qualquer link que lhes apareça à frente, mas tive de engolir essa opinião. Não cliquei em nada de suspeito, tenho o S.O. atualizado, uso o Firefox e um bom antivírus com proteção de acesso à Web, tanto que até ontem, nunca tive chatices com vírus no computador de casa.

    Ontem depois de entrar num site perfeitamente normal e seguro, aparece-me um aviso do antivirus a indicar que foi detetado e bloqueado o acesso a um IP perigoso. Ok, nada que já não acontecido antes, é normal os sites venderem pop-ups de publicidade a terceiros, que infelizmente nem sempre têm a melhor das intenções. Passados uns segundos, começa o pesadelo, O tal cartaz “Polícia de Segurança Pública – Computador Bloqueado – blá,blá,blá”.

    Tendo a consciência tranquila quanto à lista de possiveis delitos que lá vem, percebi que era um vírus, só que eliminar esta nova versão não é tão simples como as anteriores:
    Cntr-Alt-Del: Não Funciona
    Entrar c/ outro uilizador: Também não. Utilizam o “All Users” e chaves HKEY_LOCAL_MACHINE
    Modo de Segurança c/ Rede ou mesmo Modo de Segurança “normal”: Esqueçam! O vírus bloqueia a máquina também nestes modos.

    Não tinha em casa um CD de arranque do sistema do tipo ERD mas lá consegui aceder ao Modo de Segurança – Linha Comando.
    O problema é que este modo é bastante limitado: O antivirus não funciona a net muito menos. Consegui executar o explorer e ver o que tinha disponível no Ambiente de Trabalho, corri o SPYBOT (que surpreendentemente funciona neste modo) mas embora tenha limpo algumas tretas não resolveu o sarilho. Lá consegui descobrir o MSCONFIG, o que sem a variável “Path” não é fácil (no meu sistema estava em C:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386) limpei mais algumas chaves suspeitas no RUN e Startup mas igualmente sem sucesso.

    Por último lá iniciei o Restauro do Sistema, ainda a partir do MSCONFIG, uma opção que normalmente tento evitar, mas que desta vez foi a única forma de eliminar esta praga sem ter de formatar a máquina.

    Espero que este texto (que já parece quase um romance) ajude alguém a ver-se livre desta praga.

    • nyozx

      Fui hoje também infectado pelo vírus. E pelo que aparenta pela nova versão.

      Ao ínicio caí como um patinho, mas como tinha consciência traquila em relação aos sites visitados e a tudo que pudesse ser ilícito, comecei a desconfiar.

      A aprensentação está melhorada em relação à imagem do vírus aqui em cima mostrado. Não tem grandes erros (tem lá um “Por que” em vez de um “porquê” ou “porque” e alguns tópicos têm pontuação e outros nem tanto). No entanto é de desconfiar a sério não nos ser deixado um contacto que não seja um e-mail. (Se eles no bloquearam o pc, queriam que mandássemos o mail como?)

      Tentei usar então o modo segurança para eliminar o vírus mas a janela aparecia quando o windows iniciava.
      Tentei desactivar ficheiros do arranque pelo msconfig, mas não funcionou.
      Tentei então o restauro do sistema e realmente funcionou :D

      E pronto, outro “romance” só para deixar uma palavra de agradecimento pela tua dica :)

  • dny

    Se tiverem o anti-virus actualizado nem se precisam preocupar. Isto só revela que ainda há muita gente que além de não se preocupar com a segurança do computador, clica em qualquer link que lhe apareça à frente!

  • abmik

    o PC do meu pai apanhou essa m*rda tb.. Tinha o AVG instalado, e não tratou disso, cmo dizem. Mas foi fácil de ver que era um virus… a ortografia estava errada no meio daquele paleio todo e o facto de pedirem 100 de multa deu a cana toda. só um burro cai nessa..

  • Faria88

    Não tenho nem tive o vírus em questão, mas suponho que não se precisa de entrar em modo de segurança.

    Assim que tal aparecer, ctrl+alt+del e fecha-se o processo em questão, limpando de seguida o .exe do mesmo e ponto final. Suponho que assim também tenha o mesmo resultado.

    Uma solução para os que apanham o vírus a navegar na Internet é ter um AntiVírus que vos proteja durante essa mesma navegação, tal como o Kaspersky Internet Security, que monitoriza todas as vossas conexões e bloqueia as perigosas.

  • jsilva1234

    Aconteceu me hoje de manha…Iniciei em modo de segurança e no executar “msconfig” e fui ao arranque….desactivei as ligações java que iniciavam no arranque e ficou resolvido…

  • MambaNegra

    Boas,

    Também já fui atacado por esse vírus. Diz que andamos a ver sitios com conteudo pornografico infantil e que o pc tambem contem ficheiros desse genero. Ao inicio fiquei assustado, mas depois li bem o aviso e vi que a escrita era pessima, bastantes erros ortograficos, o que me levou a suspeitar, para alem dos meios de pagamento (e obviamente a isenção de visualização e posse desse tipo de conteudo).

    Para me livrar do virus, instalei o “Malwarebytes anti-malware” que me apanhou o sacana, reiniciei e corri o anti-virus.
    Até agora nao me voltou a acontecer.

  • evertop

    podiam era explicar como se tiram os virus do facebook

  • sam

    Boas

    Já foi atacado por esse virus 3 vezes, e a mim não me bloqueava o pc. Aparecia essa imagem, com ip certo mas a localização errada. Mas mal aparecia a imagem o antivirus disparava e tratava do assunto. E foi ao visitar sites de adultos que era contaminado. E sempre no mesmo!! Mas não deixei de ir!!

  • decio luz

    A minha mae foi atacada com esse virus,eu fiz restauro do sistema desapareceu logo.nao è a mesma coisa mais resultou.