ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
ROUTER XIAOMI com disco 1TB: Net mais rápida e cloud pessoal
ROUTER XIAOMI com disco 1TB: Net mais rápida e cloud pessoal

Se a velocidade de ligação à internet aí em casa está LONGE daquilo que foi contratado com a operadora, pode ser que isto ajude!

Não sei se é por ser mais exigente do que a maioria das pessoas, por cá em casa se dar um uso extremamente intensivo à internet ou por pura falta de sorte, mas nunca fiquei plenamente satisfeito com a velocidade da internet.

Ou era latências altíssimas sem razão aparente, ou a velocidade ficava a 1/10 do contratado, ou simplesmente falhava. A única coisa que aliviava (temporariamente) o problema eram os reboots quase diários ao router.

Mudei de operador e no inicio pareceu melhorar… mas foi sol de pouca dura, em pouco tempo voltou ao lag infernal do costume.

Tendo uma internet 100/100mbps de fibra ótica, parti do princípio que o problema seria do router, andei a verificar quais os melhores routers dentro de um preço aceitável e o Xiaomi R1D saltou logo à vista.

Um dos pontos em que se destacou mais foi suportar o protocolo de Wi-Fi mais recente (802.11ac a 5ghz bem como 802.11n a 2.4ghz para dispositivos mais antigos), conseguindo assim atingir uma velocidade máxima teórica de 1167mbps por Wi-Fi.

Outro ponto excelente foi ter um disco interno de 1TB, o que permite usá-lo como um NAS ou uma cloud pessoal, que se pode aceder de qualquer lugar através da aplicação Mi Wi-Fi, que também serve para configurar o router.

Todas as especificações do R1D são de topo, desde o processador dual-core a 1ghz aos 256mb de RAM, é mais que suficiente para qualquer router doméstico, mas depois de tantas promessas de uma internet rápida e estável falhadas, estava reticente.

Quando ele chegou, a primeira coisa que reparei foi que era bastante mais compacto do que parecia nas fotos, o que é bom, pois permite colocar em qualquer sítio mais facilmente.

Depois de colocado no sítio, foi muito simples, bastou ligar por cabo à porta gigabit do router da operadora, aceder ao IP do R1D, e, depois de uma configuração rápida, a rede Wi-Fi estava pronta para o teste.

  • Configuração facil e intuitiva
  • Desde esse dia até hoje não tive quaisquer problemas, consegue-se estar a fazer downloads num dispositivo e a jogar noutro sem qualquer lag.
  • ping estável
  • Com o smartphone ligado à rede de 5ghz consigo ter mais velocidade no speedtest que a contratada (100/100)

A maioria das configurações deixei em automático, a única que tive de mudar foi o canal da banda de 5ghz para um canal entre o 36 e o 48, visto que os dispositivos europeus não estavam a encontrar a rede nos canais mais altos.

Tanto a interface web como a aplicação móvel permitem configurar todos os parâmetros do router de uma forma fácil e intuitiva, bem como verificar várias estatísticas, como por exemplo o consumo de cada dispositivo ligado, percentagem de CPU, quantidade do armazenamento livre, entre outros.

Para aceder ao armazenamento pode-se também utilizar a aplicação móvel, ou então, no PC, basta ir à rede e aceder ao dispositivo “Xiaomi”, se pedir login basta usar a password que escolheram para a configuração do router e o nome de utilizador “home”.

A velocidade de transferência de ficheiros para o router é bastante rápida, o que permite usa-lo como uma cloud pessoal ou para transferir ficheiros para outras pessoas rápida e facilmente.

Características

Conectividade: 802.11b/g/n/ac, NFC
Velocidade máxima: 1167mbps (300mbps na banda 2.4ghz + 867mbps na banda 5ghz)
Portas: 2x RJ-45 LAN, 1x RJ-45 WAN, 1x USB 2.0
Disco interno: 1TB
Antenas: 2×2 com 6dBi de ganho
Processador: Broadcom BCM4709 dual-core @ 1.0ghz
RAM: Samsung 256mb DDR3 @ 1600mhz

Conclusões

O Xiaomi R1D superou bastante as minhas expectativas e tornou-se essencial na minha casa. Faz tudo o que um router devia fazer, pela primeira vez desde sempre posso dizer que tenho uma internet estável, rápida, com muito boa latência e, além disso, ainda tenho uma “cloud” pessoal com 1TB de espaço onde posso manter os meus ficheiros, enviar ficheiros para outras pessoas na minha rede verem ou mesmo para aceder no smartphone em qualquer lugar.

Se a operadora estiver a estrangular propositadamente a velocidade da tua ligação isto não vai ajudar. Mas se o problema estiver, como muitas vezes acontece, nos routers desatualizados e com uma porrada de anos que a maior parte delas colocam em nossa casa, isto pode fazer toda a diferença e trazer de facto uma velocidade de ligação mais próxima do contratado.

O R1D pode ser adquirido na Gearbest por cerca de 87€ no momento deste post a partir do armazém europeu, o que não tem quaisquer problemas com a alfândega e chega a casa em 3-5 dias!

Se tens problemas similares aos que eu tinha com a minha rede, não hesites! It is THAT good.

Ir para a Gearbest




MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews