ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
MI VR: O headset VR da Xiaomi ainda precisa de melhorias
MI VR: O headset VR da Xiaomi ainda precisa de melhorias

A Xiaomi é das marcas que mais nos tem surpreendido pela positiva nos últimos tempos pela qualidade dos seus produtos. Pela primeira vez, desiludiu.

A Xiaomi é das marcas que mais nos tem surpreendido pela positiva nos últimos tempos pela qualidade dos seus produtos.

O meu telemóvel, o Xiaomi Mi5s é o melhor telemóvel que já tive, não podia estar mais satisfeito. Antes disso tinha tido um Note 4, também fantástico, e que agora tem nova versão com processador snapdragon ( Note 4X ).

Mas a Xiaomi não se limita a fazer telemóveis. Também tenho, por exemplo, um portátil deles (Air 12), e o Fitness Tracker (Mi Band 2). Todos estes produtos têm uma coisa em comum: qualidade elevadíssima e um preço muito abaixo do praticado por outras marcas. Este facto tornou a Xiaomi numa marca de referência para nós entre as tantas que estão a surgir na Ásia.

 

Pela primeira vez, não gostámos

Já tínhamos o Xiaomi VR Play debaixo de olho e quando saiu a versão que realmente parecia um upgrade nos headsets VR para utilização com telemóvel, decidimos que era o momento ideal para experimentar. As expectativas eram altas, e, talvez por isso, na prática ficou um pouco aquém.

O Mi VR em si tem um design bastante apelativo e tem uma qualidade de construção muito boa. Por dentro é todo almofadado, o que o torna bastante confortável de usar. Também se ajusta facilmente à cabeça graças a um botão que tem na traseira.

A baixa latência de 16ms e os giroscópios integrados diminuem aquelas nauseas/enjoo que se costuma sentir quando se usa um equipamento VR durante algum tempo.

O problema aqui é que se fores “narigudo” ou “cabeçudo” estás bem tramado. O headset parece ter sido feito a pensar nas dimensões dos chineses e se fores um bocado maior após poucos minutos de utilização vais começar a sentir desconforto.

Depois de algum tempo a ajustar, verifiquei que a melhor posição para a banda é na nuca, devido ao headset se apoiar na testa, ao contrário de outros headsets em que a banda fica mais acima.

Quanto à focagem também não tive problemas para obter uma imagem nítida, visto que o headset tem a típica roda para um ajuste fácil.

O Mi VR também vem com um comando todo XPTO, que permite apontar e selecionar conteúdo, bem como controlar vários jogos.

Quando se coloca o telemóvel (apenas Xiaomi Mi5, Mi5s, Mi5s Plus ou Mi Note 2) no MI VR aparece uma mensagem em chinês que, depois de usar o Google Translator, descobri que tinha de instalar a app, que pode ser descarregada do site da Xiaomi, aqui.

NA FOTO: Mi VR com o Mi5s

O que é que nos lixou mesmo?

O principal ponto negativo deste produto foi mesmo a app, que só existe em Chinês, o que torna a experiência e a navegação na interface um pouco “trial and error”, contudo penso que isto seja apenas um problema temporário e que, eventualmente, a app irá ser traduzida para Inglês.

Outra grande desvantagem, neste momento, é que ainda não existe maneira de utilizar outras apps VR, como, por exemplo, a Google Cardboard ou a Daydream VR. Por esta razão o conteúdo da app é bastante limitado e é maioritariamente chinês.

Mesmo assim tem alguns jogos e é possível ver vídeos do telemóvel num “cinema virtual”, o que é bastante engraçado.

Considerações Finais

A nível de hardware está espetacular, como é costume. O design também é bonito mas não parece feito a pensar na fisionomia ocidental.

O Mi VR tem muito potencial, se a Xiaomi decidir colocar a app em Inglês e tornar o capacete compatível com o Cardboard e Daydream.

Como isso ainda não acontece, para já não vemos qualquer razão para o comprares.

Se ainda assim quiseres ignorar completamente a nossa recomendação e avançar com a compra, o Xiaomi VR está disponível na Gearbest, através deste link.

Se não quiseres gastar tanto num headset VR mas tens curiosidade em ver como funciona isto, sugerimos-te o Xiaomi VR Play em várias cores, que está por cerca de 12€ e, embora não tenha comando nem tantos sensores, é compatível com Cardboard.

Para umas brincadeiras ocasionais isto é uma compra que neste momento vale muito mais a pena, tanto para ti como para ofereceres. Uma cena destas por apenas 12€ dá uma prenda épica que vai garantidamente fazer sucesso!

Por outro lado se quiseres algo mais pro, e que possas usar com o PC, dá uma vista de olhos no PIMAX 4K, que está em promoção.




MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews