ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Se vais mandar vir POWERBANKS da China tem ATENÇÃO
Se vais mandar vir POWERBANKS da China tem ATENÇÃO

As powerbanks dão imenso jeito e com o crescente número de gadgets à nossa volta a consumir power tornam-se quase indispensáveis quando estás muito tempo fora de casa. Mas há coisas que deves ter em conta se fores encomendar uma.

Há burocracrias e questões legais que nos fazem alguma confusão e este é sem dúvida um exemplo que deves ter em conta se pensas encomendar powerbanks de fora da União Europeia, nomeadamente da China.

Se tens acompanhado os nossos posts e reviews tecnológicos nos últimos tempos sabes que a Gearbest tem uns métodos de envio excelentes que conseguem escapar à alfandega e são super rápidos: estão a conseguir fazer chegar encomendas da China até à nossa porta em 10-15 dias, com portes grátis, através do método “priority line”. É espetacular.

Mesmo o armazém de Hong Kong já tem um método como o priority line que escapa à alfandega e chega bem rápido (mais info sobre isso aqui).

O problema das Powerbanks

Se já tentaste mandar vir alguma Powerbank deparaste-te com uma situação chata: este gadget tão útil não pode ser enviado por priority line por ser considerado perigoso (bateria de lítio). Ora é aqui que isto não faz absolutamente sentido nenhum.

Se te enviarem um telemóvel com uma bateria de 10000mAh não irás ter qualquer problema e pode vir por priority line. Mas se encomendares uma powerbank de metade da capacidade já não pode vir porque é uma bateria e é perigoso. Faz sentido né ?

Fiz o teste

Tendo em conta estas limitações, e para testar o método de envio que é disponibilizado, mandei vir a espetacular powerbank ultrafina de 10000mAh da Xiaomi.

Porque escolhi esta? Bem, porque a capacidade é mais do que suficiente para as minhas necessidades: consegue recarregar a 100% a bateria do meu telemóvel 3 vezes.

É bastante compacta, leve e elegante, com apenas 1,4cms de espessura, 13cm de altura e 7cm de largura (aprox). Não ocupa espaço nenhum e tem uma reserva considerável.

Para além disso é bastante barata, estando à volta dos 17 Eur quando a encomendei. Isto dava-me a garantia de que mesmo que ficasse presa na alfandega, não teria de me preocupar com taxas porque o valor está abaixo do mínimo tabelado (à volta de 20 eur neste momento, pelo que sei), logo seria isento.

Eu já conhecia bem esta powerbank, pelo que a sua qualidade não surpreendeu, é realmente muito boa.

O problema está no envio! Já não estava habituado a esperar tanto. Ela veio da China para a Holanda, país onde entrou no circuito normal dos correios, fora de “priority lines”. Chegar à Holanda até foi rápido, demorou uns 10 dias… mas depois veio para Portugal e esteve quase UM MÊS a ganhar pó na alfândega até se darem ao trabalho de a entregar.

Ao todo a entrega demorou uns longos 43 dias.

Colados na embalagem vinham vários autocolantes, sendo que um deles é o famoso autocolante amarelo que diz que a encomenda não cumpre as condições descritas nos artigos 28 e 29 do tratado sobre o funcionalmento da união europeia.

Muita gente se questiona sobre o significado deste autocolante. Isto não tem nada a ver com o produto em si, significa apenas que a encomenda não está abrangida pela livre circulação de bens dentro da União e está sujeita ao pagamento de taxas aduaneiras no país de destino. Basicamente é um aviso para a nossa alfândega cobrar os impostos sobre o produto que vem lá dentro.

Felizmente o valor era baixo e a encomenda passou na nossa alfândega, apesar do autocolante amarelo.  Mesmo que a tua cena seja de baixo valor podem pedir-te um comprovativo de pagamento para verificar que estás realmente isento de taxas.

Vinha também um bruto aviso de que isto era perigoso:

Não há dúvida de que o perigo está lá, mas faz-me mesmo confusão que haja esta distinção quando praticamente todos os gadgets que encomendamos têm baterias do mesmo género incorporadas.

Conclusão

Apesar da demora, correu tudo bem. Não recebi qualquer carta da alfândega, não tive de pagar nada, não me pediram informação nenhuma. Limitaram-se a ter a encomenda lá um mês a ganhar pó, e depois libertaram-na para os CTT fazerem (finalmente) a entrega.

A minha experiência parece ser frequente:

Ainda veio a tempo das férias e vai dar BASTANTE jeito, mas se vais encomendar uma powerbank tem em atenção a questão do tempo que pode demorar e também do valor. Por precaução manda vir abaixo dos 20 euros para estares mais descansado.

Deixo-te a sugestão desta, é impecável: powerbank ultrafina de 10000mAh da Xiaomi.

Ver Powerbank



MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews