ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
ZUK Z2: Um smartphone que merecia mais destaque
ZUK Z2: Um smartphone que merecia mais destaque

Hoje vamos falar-te de um telemóvel que talvez não tenha tido todo o destaque que merecia, dada a proposta de valor que representa. É o ZUK Z2.

Se a vasta gama da Xiaomi tem sido a que mais nos tem cativado nos últimos tempos, a marca está longe de ser a única com propostas interessantes a preços irresistíveis.

A Zuk não é uma marca muito conhecida, mas pertence a uma empresa de que provavelmente já ouviste falar: a Lenovo. Esta empresa é uma enorme multinacional chinesa que tal como a Xiaomi tem posição em vários segmentos de consumer electronics, dos tablets aos computadores portáteis, passando obviamente por smartphones.

Hoje vamos falar-te de um telemóvel que talvez não tenha tido todo o destaque que merecia, dada a proposta de valor que representa: o Zuk Z2.

SPECS

Ecrã: 5.0 inch, FHD Screen, 424PPI
CPU: Qualcomm Snapdragon 820 64bit Quad Core 2.15GHz
GPU: Adreno 530
Sistema Operativo: ZUI 1.9 ( base Android 6.0 )
RAM + ROM: 4GB RAM + 64GB ROM
Cam traseira: 13MP
Cam frontal: 8MP
Navegação: GPS, A-GPS, GLONASS, Beidou
SIM: dual SIM dual standby (nano SIM)


Pontos fortes do ZUK Z2

Relação qualidade preço: é um telemóvel com uma performance de topo, ao preço de gama média-baixa.

Excelente Performance: Com o processador Qualcomm Snapdragon 820 e 4GB de RAM, a performance deste smartphone chega até a ser surpreendente para o preço baixo. Só para dar uma noção, nos rankings independentes do Antutu, o Zuk Z2 surge à frente de smartphones como o iPhone 6s, Huawei P9 e Honor 8. Mesmo em jogos que envolvam ambientes 3D, o Z2 tem uma performance fluída, que não seria de esperar nesta gama.

Design: É um aparelho muito elegante e bem construído. Pormenores como revestir o modelo branco de uma pintura que repele a sujidade, mostra o cuidado com os detalhes.

Bateria: Esta é daquelas coisas que só se percebe mesmo ao fim de algum tempo de utilização intensiva, mas pelo que pudemos ver, a bateria de  3500 mAh do Zuk Z2 aguenta-se muito bem e mesmo durante os testes, em que puxámos por ele com jogos 3d, navegação, wifi, bluetooth, gps, etc… chegou ao fim do dia quase com metade da carga. Demora cerca de 1h45 a carregar com o sistema quickcharge 3.0 e está pronto para mais de 9h de utilização contínua.

Ecrã: Muito nítido e com bom brilho, o ecrã de 5 polegadas (424ppi) permitiu que usássemos o telemóvel com facilidade no exterior com o sol a bater. O contraste das cores podia ser no entanto um pouco maior, não parecem tão vivas e intensas como noutros modelos.

Fotografia e video: Com uma cam traseira de 13MP f/2.2 de abertura, estabilização óptica de imagem e flash dual-led este telemóvel com sensor da Samsung tira umas fotos bastante boas, cheias de brilho e detalhe, mais uma vez surpreendendo tendo em conta o preço. Perde no entanto, em situações de pouca iluminação, para modelos como o Xiaomi Mi5s, máquina que uso no dia-a-dia e tira fotos fenomenais. O Zuk consegue filmar em Ultra HD (4k) a 30fps. Faz também videos slowmotion em HD (720p) até 960 frames por segundo. A cam frontal consegue filmar em até 1080p30, ambas com boa qualidade de imagem.

Não gostámos assim tanto

NFC: Se usas tecnologia NFC, o Zuk Z2 não serve para ti. Dá uma vista de olhos na alternativa sugerida no final do post.

Ergonomia: Talvez por ultimamente ter usado telemóveis que têm um efeito “edge”, manusear este Zuk Z2 pareceu-me menos agradável, um pouco como o iPhone 5. Parece mais espesso, embora na verdade não seja muito mais: tem 0,9cm de espessura contra os 0,73cm do Mi5, por exemplo.

Botão home: Esta questão é mesmo um gosto pessoal, mas não me ajeito tão bem com os telemóveis android de botão único. Prefiro os que têm 3 botões em baixo, como é habitual ( overview, home e back ). O Z2, tal como o Elephone S7 e alguns outros, adopta a configuração de botão único que acumula a função de leitor de impressões digitais. Será provavelmente uma questão de hábito.

Sugestão Alternativa

O Zuk Z2 apresenta uma proposta semelhante ao Mi5 da Xiaomi: ambos têm um processador Snapdragon 820 clockado a 2.15GHz, GPU Adreno 530. O Zuk é no entanto superior em termos de RAM, com 4GB contra 3GB do Xiaomi. Também tem um preço mais em conta, embora o Mi5 agora esteja a um preço espetacular e represente uma proposta mais completa.

Veredito Final

A Zuk fez um excelente trabalho e o Z2 superou em vários aspectos as expectativas. Nota-se que a marca se esforçou para colocar o máximo de valor no mínimo preço possível. É dual SIM, desbloqueado para todas as redes e preparado para 4G LTE, pelo que vais conseguir usá-lo por cá sem problemas.

Não podíamos deixar de apresentar esta hipótese para quem procura um smartphone TOP mas está neste momento com o orçamento mais apertado.

Onde comprar

O Zuk Z2 está disponível na Gearbest.

Ir para a Gearbest

PS: Já sabes, agora o armazém HK também tem um método que escapa à alfandega para Portugal Continental, o STANDARD SHIPPING > LOCAL DIRECT EXPRESS (mais info aqui).




MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews