O presidente da República Checa, Vaclav Klaus, foi visto a ‘desviar’ uma caneta cerimonial com pedras semi-preciosas durante uma conferência de imprensa numa visita à América Latina.
[media id=1449 width=550 height=441]
Primeiro retira a caneta de dentro da caixa, observa-a com um ar descontraído, leva-la para debaixo da mesa, coloca-a no bolso e, discretamente, aperta o casaco e fecha a caixa vazia. Grande técnica, senhor presidente! LOL
Enquanto o presidente chileno Sebastián Piñera elogiava e dava as boas vindas a Vaclav Klaus, o Presidente da República Checa tomou a liberdade de retirar uma caneta que se encontrava em cima da mesa e guardá-la no bolso, noticia o jornal britânico Guardian.
No vídeo divulgado pela televisão checa e, posteriormente, publicado no Youtube com o título «Presidente da República checa rouba a caneta» é possível ver os hábeis movimentos de Vaclav Klaus ao fazer desaparecer a caneta. Primeiro retira a caneta de dentro da caixa, observa-a com um ar descontraído, leva-la para debaixo da mesa, coloca-a no bolso e, discretamente, aperta o casaco e fecha a caixa vazia.
Na sequência destas polémicas imagens, o porta-voz do presidente afirmou que a caneta em causa era uma caneta comum, que os presidentes e membros da sua delegação recebem durante as visitas de Estado. Já Klaus, afirmou que o objecto em questão não era uma caneta, mas sim uma lapiseira e que é normal durante estes eventos levar algum objecto.
O vídeo já foi visto mais de um milhão de vezes e resultou numa campanha de angariação de canetas para o presidente através do Facebook.