Muitos de nós crescemos com a ideia ( ou mesmo a pressão ) por parte dos nossos pais que um dia iríamos para a faculdade. Era inquestionável.
E de facto, na geração deles, um canudo garantia uma vantagem competitiva que podia traduzir-se num “elevador social”.
No entanto nos dias de hoje a informação que antes só se encontrava nas faculdades, está disponível gratuitamente online e basta a vontade de aprender para se adquirir as mesmas competências ( ou até mais ), sem ter de se estudar aquilo que não nos interessa.
Eu próprio segui esse caminho, fiz a licenciatura, fiz o mestrado… mas a verdade é que 90% das merdas que aprendemos na escola não nos interessam um crl e nunca vão ser úteis na nossa vida. É um desperdício de tempo quase obsceno.
Para algumas pessoas é um bom sistema, para outras é inaceitável. Estes multimilionários não frequentarm o ensino superior, ou saíram a meio para desenvolver os seus negócios, e não se deram mal. Aqui, contam a sua experiência.
Claro que isto não é dizer que a educação não serve para nada e que se fores um ignorante tens as mesmas oportunidades que alguém com muita formação. A cena é que a formação já não está nas mãos de instituições. Se tiveres vontade, podes consegui-la por ti, a teu gosto, mais rapidamente, e de forma quase gratuita.