Em apenas 3 dias, dois veleiros enfrentaram o inesperado ao serem atacados por orcas, deixando-os sem leme nas águas de Sesimbra e Sines. Estas interações são cada vez mais frequentes e não se sabe bem porquê. Vê o vídeo.
Embora ninguém tenha ficado ferido, ambos os barcos tiveram que ser rebocados para a segurança pelo Instituto de Socorro a Náufragos. O incidente ocorrido a 9 de agosto perto de Sesimbra, foi capturado em vídeo pelos tripulantes do veleiro Santa Bárbara. Vê o vídeo!
Este fenómeno intrigante e preocupante tem vindo a crescer. Em 2020, foram reportadas 17 interações, mas esse número disparou para 62 no ano passado, incluindo dois naufrágios. O grupo Orca Atlântica, composto por biólogos de Portugal, Espanha e França, está determinado a desvendar este mistério. Até agora, sabe-se que 37 orcas, distribuídas por seis grupos, seguem a migração do atum ao longo da costa ibérica.
Parece que alguma orca inventou esta brincadeira de atacar os barcos e começou a ensinar as amigas a fazer o mesmo 🤣 No entanto, a causa destas perturbações ainda é incerta.
https://www.instagram.com/p/CwKLaMkIz7N/