A Anbernic está de volta com um novo dispositivo retro portátil incrível: o RG556. Este é o dispositivo baseado em Android mais poderoso da empresa até à data.
Atualmente está em promoção e pode interessar-te. Vamos analisar mais de perto o que ele tem para oferecer.
O RG556 da Anbernic está disponível na Banggood, e foi exactamente de lá que veio o nosso. O pacote inclui a consola, um cabo de carregamento, película protetora para o ecrã e manual do utilizador. Tens opção de mandar vir com cartões de memória carregados de jogos.. ou mandar vir sem jogos e usar outro cartão que já tenhas ( ou sacar da net ).
Quanto às especificações do RG556, há que destacar:
- O bruto display AMOLED de 5,48 polegadas
- Processador Unisoc T820
- 8GB de RAM LPDDR4X
- 128GB de armazenamento UFS2.2
- Sistema Android 13
- Suporte a Wi-Fi 2.4/5G e Bluetooth 5.0
Com estas specs não podia custar 20 EUR, obviamente. Pelo menos não em 2024. O preço é um pouco mais elevado do que a maior parte das consolas do género mas as specs justificam-no plenamente.
O RG556 destaca-se também pelo seu design radical. Este dispositivo é mais largo e espesso do que o habitual, com pegas integradas e botões de ombro empilhados com gatilhos analógicos, além de um layout assimétrico dos joysticks. Este design pode não ser tão atrativo para quem procura dispositivos compactos, mas resulta num dispositivo muito ergonómico e confortável de usar. Com um peso de 331g, é relativamente leve, fácil de transportar e usar por períodos prolongados.
O ecrã é simplesmente fenomenal, e o desempenho do jogo no RG556 é robusto, graças ao processador Unisoc T820, que, combinado com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, posiciona o dispositivo como um forte equipamentos de jogos. O RG556 lida bem com jogos Android e é capaz de emular uma série de sistemas mais antigos sem problemas.
Jogos como “Crazy Taxi 2” e “Dead or Alive 2” do Dreamcast funcionam a 60 fps, enquanto títulos do GameCube como “Metal Gear Solid: The Twin Snakes” e “The Legend of Zelda: Twilight Princess” são reproduzidos a 30fps em resolução 2x.
O arrefecimento do aparelho também funciona muito bem e permite optimizar a performance.
No entanto, há algumas desvantagens a notar. O material plástico do dispositivo não é o melhor que a Anbernic já produziu e a localização dos altifalantes não é ideal, estando posicionados na parte inferior das pegas. Prefiro altifalantes frontais, que normalmente melhoram a experiência de jogo, oferecendo um som mais completo. No entanto também não desilude a esse nível. Pessoalmente também não acho que acrescente muito valor o design translúcido, mas não chega ao ponto de ser uma desvantagem.
Pode dizer-se sem reservas que o RG556 é sem dúvida o melhor dispositivo da Anbernic até agora, e já havia consolas óptimas desta marca: tem um design ergonómico com botões físicos de qualidade, uma tela AMOLED nítida e uma relação preço-desempenho atraente.
No entanto, como é habitual nos dispositivos da Anbernic, há algumas desvantagens, principalmente relacionadas com o material da carcaça e a interface do utilizador que não é totalmente intuitiva. Resumindo, é uma boa compra para quem procura atualizar seu dispositivo retro portátil. Vale cada cêntimo!
NOTA: Diz que é UK plug mas não ligues a isso, a consola carrega por USB.