Escalada urbana arriscada ( e ilegal ) da Plaza Tower em Vila Nova de Gaia, realizada por Marcin Banot (conhecido como BNT). Foi publicado em 11 de agosto de 2024 e já tem mais de 134 mil visualizações.
Há momentos de tensão quando BNT precisa passar por espaços apertados e estruturas aparentemente frágeis.
Os comentários no YouTube expressam admiração pela coragem de BNT, mas também preocupação com os riscos. Alguns elogiam a qualidade da filmagem e edição do vídeo. BNT é conhecido por seus vídeos de escaladas urbanas perigosas em vários países.
O vídeo também gerou ansiedade nos espectadores devido à natureza extrema e ilegal da atividade.
Em Vila Nova de Gaia, de frente para o Porto, a “Tower Plaza” é uma de duas torres de escritórios com 17 pisos acima do solo que coroam simetricamente a rotunda principal de Gaia Nova, na avenida V8.
A concepção do projecto tirou partido da morfologia do local, procurando a valorização do edifício, ao enfatizar a relação visual que facilmente se estabelece com o Porto e o Rio Douro, através das deslumbrantes panorâmicas que, nos pisos mais elevados, se estendem desde o centro da cidade até à foz do rio, no oceano.
As duas torres, sendo os volumes mais altos de toda esta zona, enquadram o arranque da avenida V8 a partir da rotunda, o que as torna muito visíveis. Neste enquadramento, a “Tower Plaza”, afirma a sua identidade em termos urbanos como uma peça arquitectónica marcante. É constituída por 3 pisos em cave, para estacionamento, 1 piso térreo destinado a comércio, 16 pisos elevados de escritórios e um piso técnico na cobertura.