As Cinquenta Sombras de Grey’, maior fenómeno do mercado editorial dos últimos anos, vai chegar às livrarias portuguesas a 9 de Julho, estando já em pré-venda na Fnac. Foi a Lua de Papel, editora do grupo Leya, a comprar os direitos do romance da inglesa E.L. James e dos outros volumes da trilogia, que já vendeu 15 milhões de exemplares só nos EUA.
Popularizado como exemplo de ‘porno para mães’, ‘As Cinquenta Sombras de Grey’ relata a história da relação entre o multimilionário Christian Grey e a estudante universitária Anastasia Steele, que começa por perder a virgindade e não demora muito a assinar um contrato que estabelece, alínea por alínea – com a clareza exigida no mundo dos negócios -, todo o tipo de práticas sexuais que aceita praticar, abdicando de controlar a sua vida.
As cenas de sadomasoquismo entre os dois protagonistas, cada vez mais extremas e violentas, não param de causar polémica desde o lançamento do primeiro livro, o que não impede que seja comprado, sobretudo por mulheres de 30 e 40 anos, tal como estudantes universitárias.
Depois de ‘As Cinquenta Sombras de Grey’, a Lua de Papel prepara a saída de ‘As Cinquenta Sombras Mais Negras’, em Outubro deste ano, e de ‘As Cinquenta Sombras Livres’, cuja chegada às livrarias está prevista para Fevereiro de 2013. Todos eles têm a ambição de liderar as tabelas de mais vendidos, como tem sucedido em todos os países onde chega a obra da inglesa de 49 anos que descreve o ‘Quarto Vermelho da Dor’.