ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Merkel “incendiada” por Manifestantes
Merkel “incendiada” por Manifestantes

Centenas de pessoas manifestam-se esta segunda-feira entre o Largo do Calvário e a Praça do Império, em Lisboa, para protestar contra a visita a Portugal da chanceler alemã, Angela Merkel.

A Merkel está on fire! Entre o Largo do Calvário e Belém, uma fogueira queima um boneco com rosto da Chanceler alemã, de visita a Portugal.

Centenas de pessoas manifestam-se esta segunda-feira entre o Largo do Calvário e a Praça do Império, em Lisboa, para protestar contra a visita a Portugal da chanceler alemã, Angela Merkel.

merkel hitler

A manifestação é promovida pelos subscritores do protesto “Que se lixe a troika” mas recebeu também o apoio de outros movimentos, grupos e partidos políticos como os estivadores, os precários inflexíveis, o Bloco de Esquerda e o PCTP/MRPP que se juntaram à marcha.

Ao início da tarde, pelas 15h30, foram derrubadas grades pelos manifestantes, enquanto se ouviram gritos de revolta. O acto levou a um reforço imediato do cordão humano de policiamento.

merkelÀ frente do CCB, ardeu ainda uma fogueira, queimando-se um boneco com o rosto de Angela Merkel. Já outro, em que a líder alemã aparece com uma cruz suástica, foi erguido também como forma de protesto, sob a mensagem ‘Merkel rua!’.

Ouve-se ainda a mensagem “Não pagamos”, na manifestação por onde passaram dois nomes do Bloco de Esquerda: Catarina Martins e Daniel Oliveira.

Um cartaz com a frase “que se lixe a troika queremos as nossas vidas” encabeça uma manifestação onde são exibidos cartazes como “troika só dá desemprego” , “troika e Governo rua” e “Merkel rauf (rua)! E leva o Passos contigo” , “Fora, fora daqui, a fome a miséria e o FMI”.
Ao longo do percurso, os manifestantes cantam ‘Grândola Vila Morena’ e entoam palavras como “Governo, Merkel e FMI fora daqui”.

merkel on fireJoão Camargo, do Movimento “Que se lixe a troika” disse à agência Lusa que esta manifestação é contra a chanceler alemã e contra o que representa, em termos políticos e económicos, a austeridade nos países periféricos. “É uma política de massacre contra os povos”, afirmou.

O perímetro de segurança obriga os manifestantes a verem o Centro Cultural de Belém muito ao longe.

A manifestação conta ainda com a presença de alguns artistas tendo a actriz Sofia Nicholson afirmado à agência Lusa que participa no protesto para contestar as medidas de austeridade e tudo o que representa a Angela Merkel.

A chanceler alemã está hoje em Lisboa para uma visita oficial de cinco horas, que inclui reuniões com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros e com empresários dos dois países.

Esta é a primeira vez que a chefe do Governo da Alemanha visita oficialmente Portugal e a deslocação acontece num momento em que internamente cresce a contestação ao programa assinado com a ‘troika’, estando previstas duas manifestações anti-Merkel em Lisboa.

A visita, segundo disse Merkel numa entrevista à RTP, no domingo, é “uma contribuição” para mostrar que a Alemanha “quer ajudar” e “para ver o que se pode melhorar na cooperação entre empresas para gerar mais empregos”.

Angela Merkel afirmou também não haver motivos para Portugal renegociar com a ‘troika’ ou pedir novo resgate, elogiando a coragem com que o Governo faz o ajustamento financeiro.


Categoria/s: Curiosidades,Política,Sociedade