O que será que acontece quando estão -41ºC de temperatura e tu decides ir à varanda do teu sexto ou sétimo andar atirar lá para baixo uma panela cheia de água quente?
Certamente já te questionaste sobre isto mas não tiveste as condições ideais para testar. Este russo teve mais sorte e não resistiu.
O resultado é simplesmente brutal.
[jwplayer mediaid=”23386″]
A explicação do que aconteceu:
[to_like id=”22673″]
A água congela muito mais rápido por estar quente, e por isso forma-se aquela nuvem de cristais de gelo. A diferença de temperatura entre a água quente e o ar frio é de aproximadamente 141ºC. Esse efeito de congelamento rápido da água quente é conhecido como efeito Mpemba.
O estudante africano Erasto Mpemba observou que sua mistura para sorvete, colocada ainda quente no congelador, solidificou-se antes da mistura dos seus colegas. Isso aconteceu em 1963. Aristóteles, Francis Bacon e Descartes observaram um fenómeno similar, mas não chegaram a propor uma explicação convincente. Mpemba foi até ridicularizado pelos professores e colegas ao afirmar que a mistura quente congelava mais rápido que a fria.
Existem diversas tentativas de explicar o fenómeno, mas nenhuma é completamente satisfatória. Agora, que é bonito ver a água quente a transformar-se numa nuvem mágica de cristais de gelo, isso é.
[/to_like]