ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Ion – A Mota Eléctrica do Futuro, Hoje

Fala-se muito dos veículos eléctricos mas a verdade é que muito mais já podia ter sido feito. Torna-se claro que as agendas por detrás das principais marcas impediram maiores avanços. Não acreditas? Então vê o que pode ser feito neste campo por uma pessoa em apenas um semestre.

Tom Miceli um jovem de 22 anos a frequentar a universidade concebeu e fabricou de forma artesanal o que é provavelmente a moto eléctrica com mais estilo criada até hoje. A criação do jovem universitário foi construída no seu último ano na Universidade Appalachiar.

À primeira vista, um curso como Engenharia Mecânica ou um de Engenharia Electrotécnica, seriam os mais prováveis destinos de Miceli. Mas não, este jovem frequentou o curso de design industrial, onde desenvolveu este projecto para terminar este curso.

E por falar em projecto, o seu orientador apenas lhe pediu que como trabalho final construísse algo que reflectisse o que ele aprendeu ao longo do curso. Devido ao culto pela velocidade e pelas questões ambientais que o jovem tinha como valores, definiu o objectivo de desenvolver uma motorizada 100% ecológica e que não sacrificasse a performance.

Metendo mãos à obra Miceli desmontou uma Kawasaki ZX6 Ninja de 1996 e usou-a como base para a sua criação. Não entrando em detalhes demasiado técnicos (que nem é o meu forte), o jovem na sua essência aproveitou apenas o chassis da kawasaki, e substituiu a tradicional base do motor, por um conjunto de 24 mini baterias de lithium compostas por fosfato de ferro, com uma carga de 40 mAh. Pode ver no seguinte vídeo o processo de construção desta moto eléctrica.

[media id=176]

Claro que que outras transformações foram feitas. Mas qual a penalização de peso na transformação final? Zero! O centro de gravidade (responsável pelo equilíbrio do veículo de duas rodas) também se manteve semelhante. O Resultado? Uma mota eléctrica capaz de chegar até uma velocidade máxima de cerca de 112 KM/h com uma autonomia de cerca de 96 Km sem ter que recarregar as baterias. E assim nasceu o motociclo eléctrico com nome de baptismo ION.

E isto é apenas a primeira versão, esperem novidades de Miceli que já prometeu uma versão mais aprimorada da sua criação. É inquestionável que este jovem prodígio tem talento para dar e vender. Eu se fosse responsável da Kawasaki, faria tudo para não deixar escapar este talento.

Tnks: Peopleware ( Rui Oliveira)


PARTILHA ESTE POST