Parece que existe uma relação entre o consumo de chocolate e os países onde vivem os vencedores do Premio Nobel.
Quem fez essa comparação foi o cardiologista Franz Messerli, determinado a mostrar como o flavonoide do cacau pode melhorar as nossas habilidades cognitivas. Ele começou a analisar se os países com mais vencedores do Premio Nobel consumiam muito chocolate.
E concluiu: quanto maior o consumo de chocolate per capita (kg/habitantes) de um país, maior o número pessoas premiadas com o Nobel, por cada 10 milhões de habitantes.
Os suíços, por exemplo, que somam quase 8 milhões de pessoas, já levaram 29 premiações e são um dos países que mais consome chocolate no mundo – cada habitante come quase 10 quilos do doce por ano.
A Suécia e Alemanha também. De acordo com a média encontrada pela pesquisa, para ganhar mais um Nobel, qualquer país precisa aumentar em 400 gramas o consumo anual de chocolate.
Parece loucura? Talvez. Até o investigador sabe: ninguém vai ganhar um Nobel depois de se entupir de chocolate. Mas, se esse pessoal inteligente adora uma barra de chocolate, porque não seguir o exemplo?