O colossal volume de merda que saía da boca de Cavaco terá obstruído as vias respiratórias presidenciais, levando a que este perdesse temporariamente os sentidos.
O Presidente da República desmaiou em pleno discurso das comemorações do 10 de Junho, na Guarda. Foi imediatamente retirado pelos seus seguranças para as traseiras da tribuna de honra.
O Presidente da República foi deitado no chão e recebeu assistência de bombeiros, médicos do INEM e da sua equipa médica pessoal.
Os seguranças impediram qualquer aproximação e mandaram mesmo apagar as fotografias a alguns fotógrafos que estavam no local. Apressaram-se também a desmentir que o presidente tenha desmaiado, dizendo que foi apenas uma ligeira indisposição.
O discurso de Cavaco, que durava há cerca de sete a oito minutos, estava a ser acompanhado por gritos de “Governo para a rua!” vindos de uma zona do público, que tinham começado dois minutos depois de o Presidente da República ter começado a falar. Depois do Presidente da República ter-se sentido mal, os manifestantes continuaram a gritar palavras de ordem.
Alguns minutos depois, ainda Cavaco Silva estava a receber assistência, os seguranças mandaram toda a comunicação social que estava do lado direito da tribuna principal – e por isso mais perto do Presidente – deslocar-se para o lado mais longe, depois de duas tribunas de convidados, sem qualquer acesso visual à zona.
O Presidente da República retornou depois de cerca de 15 minutos, retomando o discurso que fazia.