Temperaturas máximas vão ser atingidas até às 19:59 de domingo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Cinco distritos estão sob alerta amarelo.
O calor é dificil de suportar se estiveres a trabalhar ou a estudar para os exames, mas se houver hipótese de ir até uma praia/piscina, até pode ser bem agradável, dá para lavar as vistas e quem sabe até conhecer gente nova! O calor ajuda a cena a fluir, tu sabes..
Cinco distritos no continente estão sob aviso amarelo devido às temperaturas máximas, que vão chegar aos 40 graus centígrados até às 19:59 de domingo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O distrito de Évora vai registar a temperatura máxima prevista pelo IPMA para Portugal, com 40 graus centígrados, pelo que foi emitido o terceiro mais grave de quatro avisos de situação de risco, pela “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
Para os distritos de Setúbal e Beja, a previsão do IPMA é de 39 graus centígrados de temperatura máxima, enquanto o mercúrio dos termómetros atinge os 36 em Lisboa, o que justifica também o aviso amarelo. No continente, com céu limpo e vento fraco no geral, as temperaturas altas ultrapassam os 30 graus centígrados. Faro atingirá os 30 graus, Porto os 31, Viseu os 32, em Bragança e Vila Real as temperaturas sobem até aos 33 , em Coimbra até aos 34 e Portalegre chegará aos 37.
Aviso amarelo igualmente para a encosta norte da ilha da Madeira, devido à temperatura máxima, prevendo-se que possa atingir os 28 graus centígrados. Nos Açores, aviso amarelo para o Grupo Ocidental, por causa da ocorrência de chuva nas ilhas do Corvo e Flores, com ondulação de três metros de altura. Em todo o arquipélago, o céu vai apresentar-se também nublado e prevê-se períodos de chuva.