ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
PARTIR E RASGAR: Calma, estamos a falar de Simulações 3D
PARTIR E RASGAR: Calma, estamos a falar de Simulações 3D

Embora já existam jogos como elevado realismo gráfico, há situações que pela sua complexidade são difíceis de simular em tempo real.Mas estamos a chegar lá!

Os computadores actuais, com os seus potentes CPUs e GPUs são capazes de produzir imagens de elevado realismo, mas por vezes falham na simulação de coisas que consideramos “naturais”, como é o caso de materiais que se podem partir, deformar e rasgar.

Na edição deste ano do Siggraph, investigadores da universidade de Berkeley apresentaram uma técnica que torna essas situações muito mais realistas.

Embora alguns jogos nos apresentem mundos virtuais que podem ser destruídos, há ainda muita coisa por fazer de forma a que se tornem verdadeiramente realistas. Na maioria dos casos, dar tiros através de materiais é acompanhado apenas pela colocação de uma imagem de um “furo” sobre a sua textura; ou no caso de vidro, ser acompanhado de uma quebra pré-programada que não tem efectivamente a ver com o ponto de impacto.

Neste vídeo que se segue vemos como é possível fazer-se uma simulação muito mais perfeita, e que pode rivalizar com imagens que sejam gravadas de materiais reais.

Link para o Paper da Universidade de Berkeley aqui.

Também os liquidos eram um desafio nas simulações 3D, mas mais uma vez já temos exemplos completamente brutais do que se pode fazer com processadores suficientemente potentes (Tnks Ricardo Batalha):

Como será o GTA VII ou VIII? Provavelmente lá para o GTA X não saberemos quando estamos no jogo ou na realidade. Awesome stuff.


Categoria/s: Tecnologia