Tens para aí trocos? Há aqui um terreno à venda que te pode interessar e até é grandinho. Na verdade é maior do que Portugal inteiro.
Para tentar imaginar o tamanho da maior propriedade privada do mundo pode dizer-se que é maior que Portugal (que tem cerca de 92 mil quilómetros quadrados) ou que tem mais de dois terços do tamanho de Inglaterra. No total são 101.411 quilómetros quadrados de área rural no Sul da Austrália, com um valor estimado de 325 milhões de dólares (290 milhões de euros), há cinco gerações na família Kidman. A imensidão de terra é tal que os potenciais interessados terão que sobrevoar a zona para a visitar, o que deverá levar uma semana.
A S. Kidman and Co está a vender a área que reúne várias propriedades da família, incluindo Anna Creek Station, com 23 mil quilómetros quadrados (cerca de um terço de Portugal) e a maior propriedade de criação de gado do mundo, além de outras nove propriedades. No conjunto das propriedades vivem actualmente 150 pessoas, todas a integrar a equipa da Kidman que trata dos terrenos cultivados e do gado.
Segundo avança o The Australian, até agora houve 30 licitações para tentar comprar a propriedade, sem ligações a monarquias ou estados, avançadas quer por agricultores australianos, quer por investidores locais e internacionais e empresas cujo negócio principal é a carne. No entanto, as autoridades exigiram junto dos proprietários que não vendam o terreno a governos estrangeiros ou a companhias estatais. O director da S. Kidman and Co, Greg Campbell, adiantou ao Daily Mail Australia que a empresa vai reduzir a seis o número de interessados finais na propriedade.
Os 101.411 quilómetros quadrados de terra, que inclui dez propriedades e várias criações de gado, vão ser vendidos num pacote avaliado em 325 milhões de dólares. As licitações finais deverão estar concluídas até ao final de Agosto.
S. Kidman and Co é o oitavo maior proprietário de terras do mundo, possui 185 mil cabeças de gado e produz cerca de 1,3% da carne consumida na Austrália, além de exportar gado vivo para o mercado asiático. A empresa foi fundada por Sir Sidney Kidman e está nas mãos da mesma família há mais de 100 anos.