A Mazda conseguiu de uma forma impecável unir no mesmo carro um regresso às origens e um salto para a frente! Com linhas bem mais agressivas do que é habitual, o “RX VISION” deslumbrou no salão de Tokio.
O protótipo integra a nova geração do motor rotativo, que recebe a designação Skyactiv-R. A filosofia é a mesma dos antecessores: motor dianteiro e tração traseira, recuperando o conceito de motor rotativo (originalmente lançado em 1967, no Mazda Cosmo 110S).
Este propulsor tem um modo de gerar energia muito particular, através do movimento rotativo de rotores triangulares (ao contrário dos pistões alternativos dos motores convencionais).
Esta visão do futuro distingue-se pela enorme frente agressiva, com uma grelha em destaque e óticas rasgadas. Salta ainda à vista as entradas de ventilação dianteiras, difusor traseiro e dupla ponteira de escape.
O interior é simples e limitado ao essencial, destacando-se pelo volante de três raios “à antiga”, painel de instrumentos e um comando da caixa de velocidades a lembrar os míticos TVR.
“A Mazda continuará a assumir novos desafios num esforço de construção de uma ligação especial com os nossos clientes e tornar-se na sua única e exclusiva marca”, referiu Masamichi Kogai, Presidente e CEO da Mazda Motor Corporation.
Espera-se que a versão de produção esteja disponível algures em 2017, dependendo do feedback registado pelo RX-Vision Concept.