O toque é algo de universal e segundo o famoso psicólogo de Oxford Robin Dunbar é crucial para definir as nossas relações.
“Enquanto a cultura pode influenciar a nossa reação ao toque, na generalidade todos respondemos da mesma forma. Mesmo numa era de comunicações móveis e social media, o toque continua a ser importante para estabelecer laços entre as pessoas.”
Estudando a reação de homens e mulheres a toques de pessoas com vários papéis na sua vida, desde completos estranhos até à familia, conseguiram realizar um heat map do corpo humano que revela as zonas onde se permite ser tocado.
Algumas conclusões interessantes: enquanto que uma mulher só tolera bem que um homem desconhecido lhe toque nas mãos, tendo como zona proíbida tudo o que vai entre os ombros e os joelhos, os homens não têm zona proíbida em relação a toque por parte de mulheres desconhecidas.
A situação de maior receptividade é de mulheres em relação ao seu companheiro: é a unica situação descrita em que todo o corpo está disponível para ser tocado.
“Quanto maior é o prazer causado pelo toque em determinada área, mais seletivos somos em relação a quem deixamos tocar-lhe”, segundo Julia Suvilehto da Universidade de Aalto.
A infografia mais detalhada: