Enviado por: Firmino Leal
Se vais a Roma nos próximos tempos leva um guarda-chuva, e não é apenas para não te molhares: está a chover merda na capital italiana.
Mais de um milhão de estorninhos estão a invadir Roma. Segundo a radio alemã Deutsche Welle, os pássaros vindos do norte da Europa começaram a chegar à capital italiana no início de dezembro e parecem ter decidido ficar por lá para o Inverno.
Merda à parte, este é um fenómeno espetacular que merece ser visto:
Apesar do seu voo sincronizado ser, à primeira vista, um bom motivo para apreciar estes animais, a sua presença em massa está a gerar uma série de problemas na cidade.
A enorme quantidade de cagalhotos que estes pássaros produzem comporta riscos para a saúde por se irem acumulando em bancos e carros estacionados.
O merdum provoca ainda situações perigosas no trânsito, com vários acidentes provocados pelo pavimento escorregadio. Os peões usam chapéu-de-chuva para se protegerem e, na véspera de Natal, partes de ruas ao longo do rio Tibre estiveram temporariamente fechadas.
Apesar de este ano estar particularmente intensa, a migração dos estorninhos é habitual e as autoridades romanas já tentaram diversas estratégias para os afastar da cidade, incluindo o recurso a falcões, espantalhos e sistemas eletrónicos acústicos.