O fabricante indiano Ringing Bells anunciou esta quarta-feira o lançamento do smartphone mais barato do mundo, o Freedom 251. O valor do dispositivo: 251 rúpias, ou seja, 3,29 euros.
Preciso urgentemente disto em Portugal. Comprava logo uns 10 para levar quando fosse sair à noite, mesmo na expectativa de o foder todo ou eventualmente o deixar em qualquer lado. Who cares, é mais barato que um McMenu.
O Freedom 251 tenta competir num mercado já dominado por aparelhos de baixo custo. “Este é o nosso aparelho modelo e achamos que ele vai revolucionar a indústria”, afirmou uma porta-voz da empresa à AFP.
O smartphone conta com um sistema operativo Android 5.1 Lollipop, um monitor de quatro polegadas, um processador quad-core 1,3 GHz, 8GB de armazenamento, uma câmara de 3,2 megapixel e um ano de garantia.
O preço extremamente baixo depende dos subsídios atribuídos pelo Governo local, liderado por Narendra Modi. O equipamento poderá estar a ser financiado ao abrigo do programa “Make in India”, lançado em setembro de 2014 para apoiar a produção nacional.
“Sabemos que este telemóvel está a ser altamente subsidiado”, conta o analista Tarun Pathak, da consultora Counterpoint Research.
Recentemente, a Ringing Bell ficou conhecida pelo desenvolvimento de um dos smartphones 4G mais baratos da Índia, o Bell 101, que custava 2.999 rúpias (cerca de 40 euros).
Atualmente, a Índia tem o segundo maior mercado de telemóveis a nível mundial, com cerca de mil milhões de utilizadores, e o maior mercado de smartphones, com mais de 200 milhões de utilizadores. Até hoje, o smartphone mais barato na Índia custava 28 dólares (cerca de 25 euros).
Quando a esmola é muita o pobre desconfia
Não nos parece possível que produzam um telemóvel a este preço. Ou isto é uma jogada de Marketing ou pura aldrabice/scam para roubar os dados (e eventualmente informações de cartões de crédito) a milhões de pessoas.
O site oficial só foi registado há uns 10 dias e isto pode ser um brilhante hoax à escala mundial.
Até podemos estar enganados e isto ser realmente tudo verdade, mas o nosso conselho seria que não tentasses encomendar nem fazer qualquer tipo de registo no site até haver na internet algum feedback positivo. Até agora não há provas de nada, só conversa.