O nadador Michael Phelps ganhou a 22ª medalha de ouro – a 13ª em competições individuais – superando assim o recorde mítico de Leónidas de Rodes, um dos mais famosos atletas olímpicos da Antiguidade.
Leónidas de Rodes competiu nos jogos de 164 a.C. e conquistou a coroa de louros – ornamento que, na época, simbolizava a vitória – em três corridas: no estádio (cerca de 180 metros), no diaulo (cerca do dobro do estádio) e no hoplitódromo, corrida na qual os participantes tinham que usar proteção nas pernas, elmo e escudo.
O atleta repetiu a proeza nas três Olimpíadas seguintes, de 160 a.C., 156 a.C. e depois em 152 a.C., quando já tinha 36 anos. Considerado um dos maiores atletas olímpicos de sempre, Leónidas notabilizou-se por ter mantido a sua extraordinária forma física durante mais de 12 anos.
O total de doze coroas ( 12 medalhas de ouro ) obtido por Leónidas foi agora superado por Michael Phelps, 2168 anos após a proeza.
O recorde foi batido esta quinta-feira, na prova dos 200 metros estilos. Ao vencer a competição, Phelps obtém a sua 13ª medalha de ouro em competições individuais e torna-se também no primeiro nadador a vencer quatro vezes a mesma prova individual.