O vídeo rebentou ontem nas redes sociais em Portugal: um homem a ser obrigado por um grupo de outros a levar com o fumo do escape de um carro enquanto lhe chamavam “Marega” e riam da situação.
Com o comentário a remeter para o episódio com o jogador do Porto, pareceu tratar-se de uma situação de racismo. A PSP foi investigar imediatamente.
Ao que parece, tendo contactado a vítima, esta não apresentou queixa e confirmou a versão dos supostos agressores, dizendo que foi apenas uma aposta.
Não podemos deixar de sentir que a história está mal contada. Não parece apenas uma brincadeira amigável… com amigos assim quem precisa de inimigos?
Uma das versões que circulavam ontem era de que a vítima do “castigo” tinha sido apanhada a roubar. Se isso fosse verdade, ao desculpar os agressores livra-se também de ser acusado do seu crime. Ou terá tido medo de represálias e por isso disse que era brincadeira? Ou terá sido MESMO apenas a brincadeira mais estúpida de sempre?
Não sabemos, nem interessa. Não nos cabe a nós saber. Quem tinha de investigar investigou, rapidamente e graças à pressão das redes sociais, e decidiu que aparentemente não há matéria criminal.
Ainda assim o Ministério Público vai receber todos os dados e decidir como proceder, visto que desta “brincadeira” resultaram lesões para o rapaz submetido aos fumos, segundo relata o Sapo24.
A PSP agradeceu também a todos os cidadãos que, tendo visualizado as imagens e as considerado chocantes, de imediato, as referenciaram e possibilitaram a rápida reação e apuramento dos factos.