Parece que a RTP Memória vai ser usada agora para relembrar os saudosos tempos em que saíamos de casa… para ir às aulas!
A grelha de programação do canal vai ser integralmente substituída por aulas para os diferentes anos do ensino básico obrigatório, de acordo com um horário que foi hoje divulgado pelo Ministério da Educação.
A nova telescola tem um nome mais século XXI. Agora chama-se #EstudoEmCasa.
O Ensino Básico compreende três ciclos: 1º Ciclo: 1º, 2º 3º e 4º Anos. 2º Ciclo: 5º e 6º Anos. 3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos. Os conteúdos pedagógicos vão distribuir-se por todo este conjunto de alunos, e serão lecionados por professores.
“#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos”
Assim as aulas vão continuar, à distância, do primeiro ao nono ano, e o terceiro período vai realizar-se desta forma, complementando o trabalho dos professores de cada turma.
A emissão começa já a partir de dia 20 de abril no canal RTP Memória, acessível por cabo, satélite e TDT.
Quanto ao tema da avaliação, esta será feita a partir de cada escola pelos professores, que conhecem o percurso dos seus alunos.
Não haverá provas de aferição e exames do nono ano até ao final de ano letivo e irá manter-se o regime especial de apoio para famílias com filhos menores de 12 anos.