ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
Perturbação obsessivo-compulsiva no contexto da PANDEMIA COVID-19
Perturbação obsessivo-compulsiva no contexto da PANDEMIA COVID-19

Como sabes temos feito por aqui um trabalho de consciencialização desde o início desta pandemia, mesmo antes de ser reconhecida como tal pela OMS, mesmo antes de Governos tomarem medidas. 

Como sabes temos feito por aqui um trabalho de consciencialização desde o início desta pandemia, mesmo antes de ser reconhecida como tal pela Organização Mundial de Saúde, mesmo antes de Governos tomarem medidas.

Poderás também lembrar-te de que, há cerca de 1 mês, logo no início disto tudo, falámos de como isto iria ser uma maratona de longa duração, e um desafio também para a saúde mental.

Por esse motivo limitámos o número de publicações que fazemos com cenas assustadoras (valas comuns, caixões a serem transportados por porta-paletes,  etc).

Esses vídeos também nos chegam, e se optámos por não os partilhar foi uma decisão consciente. Também evitamos partilhar teorias da conspiração que instiguem a dúvida e o sentimento de insegurança.

Evitamos também falar de assuntos preocupantes depois da hora de jantar, impondo assim um limite que permite “descansar” a cabeça do tema que inevitavelmente domina a atualidade.

Estas e outras medidas que tomámos não passaram indiferentes a profissionais e estudantes ligados à área da psicologia, que agora pedem ajuda da nossa comunidade para conseguirem estudar o impacto que a pandemia está a ter na saúde mental e em particular nas características obsessivas-compulsivas que afetam parte da população, em diferentes níveis.

Queres ajudar? Deixo-te a mensagem que recebemos, bem como o link para poderes preencher o questionário online e participar nesta investigação importante.

Olá Ainanas, Acompanho o teu trabalho e sei que compreendes perfeitamente a importância da saúde mental e controlar a ansiedade. Pareces a pessoa ideal para o que estamos a tentar conseguir. Estamos a realizar uma investigação seríssima sobre o impacto do covid19 com as características obsessivas-compulsivas. Estas características estão presentes em grande parte da população, em graus diferentes, muitas vezes temos pensamentos indesejados (obsessões) que invadem a nossa mente e, por mais que se tentemos evitá-los, geram muita ansiedade, além de medos irracionais, como o de ser contaminado por algum vírus, ou dúvidas, como a de ter deixado aberto o gás, ou fechado a porta. Na maior parte dos casos, mas nem sempre, as obsessões são seguidas por uma necessidade incontrolável de repetir certos rituais e mentais (compulsões) – por exemplo, lavar as mãos, verificar dezenas de vezes, contar números – que ajudam a tranquilizar. Como sabes a investigação científica é de extrema importância porque é ela que nos dá conhecimentos para conseguirmos intervir da melhor forma no futuro. E ter dados da nossa população portuguesa é essencial. Para teres uma ideia para o estudo precisamos no mínimo de 300 pessoas que preencham o questionário online e…é muito difícil conseguir essas 300 pessoas. O que achas disto tudo? Achas que podias preencher e se te parecer bem partilhar o link do questionário? Obrigado e continuação de um excelente trabalho”

Preencher Inquérito

Já agora se sentes que está a ser desafiante para ti, de um ponto de vista mental/emocional, lidar com a pandemia e o lockdown, recomendamos que vejas ou revejas este post.


Categoria/s: Saúde