Este tipo de criminalidade tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos meses e as autoridades estão a receber queixas diárias de pessoas que foram burladas.
Para os criminosos, parece uma forma simples e segura de gamarem: nem precisam de sair de casa.
Vão ao OLX e procuram gente que esteja a tentar vender algo. Depois tentam depois dar a volta à pessoa, esperando que ela não perceba o funcionamento do MBWAY, de forma a fazer com que a pessoa associe o número do burlão à sua conta dando-lhe assim acesso para sacar dinheiro à vontade.
Fazem isto usando cartões móveis descartáveis, e pensam assim estar completamente seguros na sua atividade criminosa. Só que não. As autoridades estão a apertar o cerco!
Nomeadamente a PSP está a desenvolver hoje uma operação de combate a este tipo de criminalidade, dando cumprimento a 51 buscas, sendo 17 destas domiciliárias.
Estão a ser investigados fatos suscetíveis de configurarem crimes de burla, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo.
As buscas estão a ser realizadas nos Concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal e contam com a colaboração dos Comandos Distritais da PSP de Santarém, Portalegre e Setúbal, bem como da GNR.
Carreguem!