Sinceramente não queria acreditar quando li esta notícia. Até fui ver se não era outra vez dia 1 de Abril.
O bloco de esquerda identificou o problema mais grave deste país e quer gastar milhões a substituir os cartões de cidadão. Isto porque o nome é sexista. Segundo eles, devia chamar-se cartão de cidadania. Foda-se.
O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução para mudar o nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania.
Segundo o Bloco de Esquerda, a actual designação do documento de identificação “não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”.
O projecto de resolução, entregue no Parlamento com data de 13 de abril, realça que o nome do documento “não cumpre as orientações de não discriminação, de promoção da igualdade entre homens e mulheres e de utilização de uma linguagem inclusiva”.
Segundo o BE, “não há qualquer razão que legitime o uso de linguagem sexista” num documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos e cidadãs nacionais.
O projecto de resolução, assinado “pelas Deputadas e os Deputados do Bloco de Esquerda”, propõe assim que a Assembleia da República “recomende ao Governo a alteração da designação do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania“.
Um leitor do Ainanas encontrou a única forma séria e legítima de responder a uma proposta destas:
Já outro voluntarioso membro desta nobre comunidade, aproveita a ocasião para propor novo slogan para o Bloco: