O video filmado no cemitério de Vendas Novas está a gerar indignação popular pela falta de respeito de um grupo de crianças / adolescentes.
Eles filmaram-se a descer para uma cripta e abrir urnas para ver as ossadas lá guardadas. Uns dizem estar cheios de medo, outros vão fazendo comentários em tom de brincadeira. Tudo acontece muito rápido e saem logo dali. O caso foi exposto pelo jornalista da TVI Bruno Caetano e está a gerar indignação.
É fácil ser justiceiro das redes sociais e pedir que as crianças sejam “severamente castigadas” pelo desrespeito para com os restos mortais ali guardados.
Ninguém questiona que o gesto seja desrespeitoso mas.. sejamos práticos.. a verdade objetiva é que os mortos não se perturbaram propriamente com a situação e a aventura destes pirralhos não feriu ou sequer incomodou ninguém.
Quem nunca fez aventuras e explorações em puto, algumas delas bem parvas como é o caso, provavelmente teve uma infância pouco memorável. Não aprovo esta excursão, mas também não vejo razão para exigir castigo ou ficar particularmente revoltado.
Lidar com os medos, com a morte, chegar perto do que nos assusta e sentir que se tem coragem faz parte do processo de crescimento. Dito isto, para a próxima tenham mais juízo… ou pelo menos não filmem.