ainanas.com - feliz natal!
Menu
MOMO: Depois da Baleia Azul, outro JOGO MORTAL chega a Portugal
MOMO: Depois da Baleia Azul, outro JOGO MORTAL chega a Portugal

Depois da Baleia Azul, veio a Momo. A GNR já confirmou que há um caso do jogo viral registado em Portugal. No estrangeiro, vários casos terminaram em suicídio por enforcamento.

O que será que este pessoal tem na cabeça?! Depois da Baleia Azul, veio a Momo. A GNR já confirmou que há um caso do jogo viral registado em Portugal. No estrangeiro, vários casos terminaram em suicídio por enforcamento.

Foi registado um caso de adesão ao desafio online Momo em Portugal, confirmou ao JN o Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR). “Momo” é um nome de uma figura que envia conteúdos violentos a jovens através do WhatsApp e do jogo Minecraft.

Este é o primeiro registo desse jogo em Portugal e é tornado público quatro meses depois de a Polícia de Segurança Pública (PSP) ter alertado para este desafio, que, no estrangeiro, já foi responsável por vários suicídios.

O funcionamento é simples: um número de telefone é disseminado por grupos nas redes sociais. Quem o adicionar à lista de contactos, verá surgir na sua aplicação WhatsApp um contacto chamado Momo com a fotografia de uma estátua sorridente, de origem japonesa, que representa uma escultura de mulher-pássaro que esteve em exposição numa galeria no Japão em 2016.

Se o utilizador enviar uma mensagem a esse contacto, começará a receber respostas violentas e ameaças. A seguir, Momo desafia os atingidos a suicidarem-se. De acordo com as explicações da PSP, os primeiros registos do desafio foram reportados na Rússia, mas rapidamente expandiram para o México, Colômbia, Brasil, Argentina e França.

As autoridades de vários países estão a deixar alertas sobre o fenómeno. Em Espanha, a Guardia Civil emitiu, em julho, um aviso a pedir aos jovens que não adicionem o número de telemóvel. “Não adiciones a Momo”, lê-se numa publicação da Guardia Civil, que explica que este é o último fenómeno viral “da moda entre os adolescentes”.

A origem do jogo Momo ainda está por identificar, mas sabe-se que há cinco números de telemóvel associados ao fenómeno. Três deles com indicativo +81, do Japão; um com indicativo +52, da Colômbia; e um outro com indicativo +57, do México.

Segundo um especialista da organização Safernet, que está a monitorizar a Momo, a quantidade de números de telemóvel associados está a aumentar.

De acordo com as autoridades, trocar mensagens com estes números de telemóvel resulta quase sempre em extorsão e em roubo de informações privadas – que podem ser utilizadas de forma criminosa –, mas também em assédio e incitação ao suicídio e à violência, podendo terminar em transtornos físicos e psicológicos.

Há casos de adolescentes que cederam ao desafio e se suicidaram, quase todos por enforcamento. Agora, o caso é registado em Portugal pela primeira vez.

Este é o desafio viral que substituiu a Baleia Azul, outro jogo em que a vítima era persuadida a completar várias metas, a última das quais o suicídio.

A PSP afirmou que houve dois casos de Baleia Azul em Portugal ao longo deste ano. Em setembro, uma rapariga de 9 anos caiu de um segundo andar em Sintra e as autoridades encontraram indícios de que ela estava dentro do jogo Baleia Azul.

FONTE: ZAP // BBC


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Bizarro