Stephen Brookes, de 29 anos, é a segunda vítima mortal confirmada do perigoso jogo Nek Nomination, no Reino Unido. Na Irlanda, também já foram contabilizadas duas mortes semelhantes.
A ideia do Nek Nomination é que o primeiro participante se filme a beber um litro de uma bebida alcoólica – geralmente cerveja –, de uma só vez. O vídeo é depois colocado online e o participante desafia alguns amigos a fazer o mesmo. Os nomeados têm de completar a tarefa em 24 horas.
O britânico Stephen Brookes morreu na madrugada de domingo, depois de ter sido filmado a beber um litro de vodka. Horas antes, também Isaac Richardson, de 20 anos, tinha morrido num hostel em Woolwich, Inglaterra, após ter sido filmado a beber uma mistura de vinho, vodka, whiskey e cerveja. Estes foram os dois casos de morte registados no Reino Unido e que estão associados ao Nek Nominate.
O vídeo com a participação de Stephen Brookes chegou a estar disponível no Facebook, mas acabou por ser retirado pouco depois de noticiada a sua morte. Depois realizado o vídeo para o Nek Nomination , o rapaz ainda foi para casa, onde, na manhã seguinte, entrou em colapso, e os médicos já não o conseguiram salvar.
Esta é a quarta vítima associada ao jogo. As mortes de Isaac Richardson, Stephen Brooks, Jonny Byrne e Ross Cummins têm sido relacionadas com o jogo Nek Nominate, também conhecido como Nek Nomination. As bebidas alcoólicas usadas são cada vez mais fortes.