Wow! Se aqui há uns anos os mercedes se estavam a tornar carros aborrecidos e quadradões que associávamos a taxis e pouco mais, hoje em dia a marca voltou com uma garra espetacular e não pára de surpreender com propostas arrojadas!
Um coupé de quatro portas da Mercedes com a capacidade de mudar de aspeto e de forma, para uma configuração mais aerodinâmica. É isso que promete o Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile).
Este concept distingue-se ainda por um coeficiente aerodinâmico invulgarmente baixo (0,19), mudando de forma automaticamente ou por via de um botão, para uma configuração mais aerodinâmica, quando atinge os 80 km/h.
Para se “transformar”, o Concept IAA conta, entre outros, com oito segmentos extensíveis na traseira, que crescem em comprimento até 390 mm. Existem ainda alhetas nos para-choques que aumentam até 25 mm na dianteira e 20 mm na traseira, proporcionando melhor circulação do ar na dianteira e nos arcos da rodas da frente.
E mais: as jantes ativas alteram o seu raio de abertura entre 55 mm até fecharem completamente e uma grelha no para-choques dianteiro que se movimenta até 60 mm para trás, melhorando a circulação do ar na parte inferior da carroçaria.
Só falta meter-lhe umas asinhas e na próxima versão transforma-se em avião!