Os únicos continentes que ainda não obtiveram o título de Copa do Mundo são a África e a Oceânia, apesar de terem um talento humano de alto nível competitivo no futebol profissional.
Com a criação de escolas de futebol no continente não há dúvida de que a qualidade do futebol ainda está em ascensão, há evidências de mais preparação técnica e melhor habilidade dos jogadores de solo africano.
Na terra africana nasceram jogadores de futebol verdadeiramente bons no campo de jogo, pelos quais vale a pena apostar em grandes eventos continentais em sites online como Betway, casa de apostas esportivas. Há duas décadas que surgem figuras proeminentes na gestão da esférica. Estes são os 10 melhores jogadores africanos de todos os tempos.
George Weah
Os estudiosos do mundo do futebol consideram George Weah o maior jogador africano de todos os tempos. O liberiano pode se gabar entre seus companheiros como o único jogador africano que conseguiu ganhar uma Bola de Ouro (1995).
Caracterizou-se por desenvolver um futebol de qualidade e com amplo sentido da técnica e da definição. O atacante africano provou ser um jogador poderoso e um rival de temer enquanto jogava nas fileiras do AC Milão e do PSG, clubes nos quais conseguiu obter vitórias nas respectivas ligas.
Demonstrou suas poderosas qualidades como os grandes do campo, mas com sua seleção nacional não pôde consolidar a glória. Conquistou outros prêmios individuais, entre eles a Bola de Ouro Africana 1989 e 1994, o melhor marcador da Liga dos Campeões na temporada 1994-1995, e o Jogador Mundial da FIFA em 1995.
Didier Drogba
O ex-futebolista marfinense Didier Drogba foi um dos grandes protagonistas históricos do Olympique de Marselha e do Chelsea, clube no qual obteve um título de Champions League mediante um desempenho heróico na temporada 2011-12.
Com o clube Galatasaray demonstrou sua força, inteligência, velocidade e capacidade goleadora em diferentes certames. Jogou 106 partidas com sua seleção e marcou 65 gols, teve uma brilhante atuação em competições de clubes da UEFA conseguindo marcar 50 gols em 102 jogos, enquanto em competições nacionais da Europa conseguiu marcar 180 gols em 470 partidas.
Samuel Eto´o
O ex-futebolista Samuel Eto´o é reconhecido por milhões de adeptos do futebol pelas suas conquistas ao longo de sua carreira profissional. Lidera como um dos africanos com mais palmarés do continente demonstrando em cada apresentação um insaciável apetite de sucesso.
O atacante camaronês é um dos poucos jogadores que ostenta vários prêmios ao Melhor Futebolista Africano, obviamente soube conservar a esférica para marcar gols. Fez parte do FC Barcelona em uma etapa de glória sob a tutela de Pep Guardiola. Conseguiu ganhar várias unidades de palmarés na sua passagem por clubes como o Barcelona, Madrid e o Inter graças à sua velocidade e capacidade de marcar nas grandes partidas.
Roger Milla
Roger Milla tem muitos méritos para integrar a lista, principalmente é um exemplo a seguir como atacante. O atacante camaronês teve um desempenho notável na França com o Mônaco e o SC Bastia, clubes com os quais conseguiu abraçar a Copa da França.
Com seu carisma ganhou a aceitação e admiração de milhões de seguidores nos mundiais de 1982, 1990 e 1994. Foi o primeiro jogador africano a despertar interesse mundial por seus golos emblemáticos e seus imortais passos de dança depois de marcar um gol.
O ex-futebolista camaronês integrou a seleção absoluta de Camarões, equipe em que conseguiu colocar-se nos quartos de final no Mundial Itália 90. Ele se tornou campeão duas vezes na Copa das Nações Africanas e graças à sua capacidade física, talento e habilidades extraordinárias na quadra foi distinguido como Melhor Jogador Africano do Ano em 1976 e 1990.
Bruce Grobelaar
Trata-se de um dos grandes guarda-redes da África, Grobelaar destacava-se por suas atuações peculiares e excentricidades na quadra. Detinha com grande agilidade bolas impossíveis em penaltis.
É lembrado por tentar despistar a equipe rival com técnicas não convencionais, seu memorável “espaguete” consistia em mover as pernas como se tremessem levou seu clube Liverpool a proclamar-se campeão no torneio da Copa da Europa em 1984.
Um jogador controverso, lendário, de corpulência atlética, com ampla confiança em si mesmo e com um estilo extravagante que durante 14 anos fez parte de um dos conjuntos mais importantes da Europa, ganhou seis ligas com o Liverpool.
Os outros cinco grandes membros do pódio são Abédi Pelé, Mahmoud El-Khatib, Nwankwo Kanu, Thomas NˈKono e Lakhdar Belloumi.
Também são dignas de menção outras grandes estrelas africanas como: Yaya Touré, Rabeh Madjer, Kalusha Bwalya, Michael Essien, Frederick Kanouté, Seydou Keita, Amunike, Okocha, Rigobert Song, Naybet, Hany Ramzy, Augustine Okocha, e muitos mais…
A presença de grandes jogadores africanos em grandes eventos, clubes e ligas continentais são indicadores do grande crescimento do futebol africano nos últimos anos. Uma referência que oferece confiança e oportunidade para apostar na Betway por jogadores de futebol ativos deste continente, nas diferentes ligas e torneios mundiais.