Ainda que possa passar despercebido, o avanço tecnológico tem um impacto indelével no nosso quotidiano, contribuindo para um dia a dia mais simples e diversificado. A verdade é que tanto no acesso a bens e serviços como no entretenimento, a utilização de tecnologias de ponta como a IA é já uma realidade.
Neste artigo, exploramos algumas das áreas que já experimentam este tipo de envolvência e que fazem mexer as interações diárias dos utilizadores.
IA nos bens e serviços
Nesta área, a IA é usada nos chatbots que permitem um atendimento permanente ao cliente, contribuindo, assim, para a resolução e despistagem de problemas simples.
Por outro lado, a IA é igualmente utilizada na análise das preferências e padrões de consumo dos utilizadores, para as plataformas poderem sugerir mais conteúdos consonantes com os gostos dos utilizadores e com a utilização habitual que fazem dessas aplicações.
Assim, graças a este tipo de inovações, a experiência dos clientes é mais eficiente e otimizada.
Este é o caso de plataformas de e-commerce como a Amazon, Temu ou Shein que, para além de terem assistentes virtuais sempre prontos a responder às nossas questões, também disponibilizam catálogos personalizados com base em compras anteriores. Desta forma, as sugestões de produtos a adquirir são sempre bastante certeiras.
IA no entretenimento
No entretenimento, a análise de dados que caracteriza a IA pode ter diferentes utilidades. Pode servir para prever desenlaces de provas desportivas com base em provas anteriores, da mesma forma que pode sugerir títulos que vão ao encontro da preferência dos utilizadores em plataformas de streaming, a partir da nossa utilização dessas plataformas.
De facto, plataformas como Netflix, Prime ou Max usam os padrões de utilização dos clientes para sugerir títulos do mesmo género, ou relacionados. Desta forma, os utilizadores têm experiências personalizadas que correspondem inteiramente às suas preferências e gostos.
Em plataformas de música e podcasts como Spotify ou Apple Music, a lógica é semelhante com a sugestão de artistas, playlists e podcasts, baseada nas nossas utilizações. Assim, é possível ouvir horas a fio de música dos nossos artistas e géneros de eleição e ouvir podcats sobre temas do nosso interesse durante tanto tempo quanto tivermos disponível.
Em plataformas literárias como Audible e Kobo, os leitores têm igualmente acesso a diferentes sugestões consoante os seus padrões de leitura e géneros preferidos. Assim se garantem experiências de leitura mais interativas e cativantes, com sugestões permanentes de títulos e autores de interesse em audiolivro e ebook.
IA no Gaming
No Gaming, na atualidade, a IA é já usada para criar não só conteúdos e personagens cada vez mais personalizados, como também cenários de jogo realistas, potenciando desta forma experiências mais ricas e imersivas.
No futuro, a indústria do Gaming planeia introduzir também bots de assistência ao cliente, para facilitar a sua interação com conteúdos. Contudo, uma tecnologia semelhante já é usada para prestar assistência aos jogadores enquanto jogam títulos da Microsoft, como Minecraft. De facto, a tecnologia, designada de Copilot, dá indicações em linguagem fluida e natural aos jogadores durante o jogo, como se tratasse de uma pessoal real, a dialogar com os jogadores enquanto jogam.
IA no iGaming
Ora, se nas áreas dos bens e serviços, do entretenimento e do Gaming, a IA é usada para personalizar experiências de utilização, o mesmo acontece também no iGaming.
Efetivamente, as plataformas especializadas de poker, por exemplo, disponibilizam vastos catálogos de títulos, dispondo de conteúdos diversificados para ir ao encontro das diferentes preferências dos jogadores, não só no que respeita a variantes do jogo: Texas Hold’em, Ohama Hi/ lo, mas também de diferentes modelos de torneio: Heads – Up, Multi-stack, Hyper-Turco, entre tantos outros.
Assim, diferentes preferências são tidas em conta nestas plataformas desenvolvidas com a tecnologia e software mais avançados, de forma a proporcionar experiências tão realistas quanto a das salas reais.
No entanto, estas plataformas procuram diversificar e personalizar ainda mais os conteúdos disponibilizados. Nesse sentido, incluem conteúdos orientados para jogadores mais experientes e profissionais, mas também para aqueles que procuram aprender ou recapitular conceitos como o das sequências poker, cujo domínio é fundamental para poderem avançar e evoluir enquanto jogadores.
Com efeito, longe de ficar confinada a utilizações técnicas e científicas, a IA instalou-se no nosso quotidiano de forma tácita e subtil.
Os seus benefícios são significativos, permitindo-nos, por um lado, aceder de forma mais rápida e simples a produtos e conteúdos das nossas preferências e, por outro, termos as nossas preocupações a dúvidas atendidas, de forma permanente e cuidadosa através da disponibilização de chatbots.